thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

POR QUE JESUS INCLUIU ESTAS 3 PALAVRAS NO PAI-NOSSO?

O que eu faço para me blindar do mal que existe neste mundo? Existe alguém que pode me proteger?

O Senhor Jesus nos deixou o Pai-Nosso como modelo de oração, não como uma ladainha para ser repetida mecanicamente, mas como modelo do que deve estar incluído na nossa oração.  E no final dela Ele diz: “E livra-nos do mal”. (Mateus 6:9)

Ora, porque um pedido de livramento do mal foi incluído no modelo de oração? Porque Jesus achou necessário escolher isso, entre tantas outras coisas que nós precisamos pedir e receber dEle?

Se ele ensinou que devemos orar assim é porque o mal existe e nós convivemos com ele neste mundo. Aliás, o mal já está nas nossas veias, pois nós herdamos uma inclinação para o mal devido ao pecado original.

Todos nós temos o DNA do pecado dentro de nós. Podemos ver que os pais têm que trabalhar duro para criar o filho para que ele não vá pelo caminho errado. E mesmo ensinando tudo certo, muitas vezes ele ainda escolhe o caminho errado. A mentira não precisa ser ensinada para a criança, às vezes, antes de falar direito, ela já sabe mentir, enganar. Então, o mal existe no DNA humano.

Portanto, além de convivermos com o mal que está dentro de nós – inclinações para o mal, pensamentos -, também convivemos com o mal nas pessoas que estão ao nosso redor familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, etc.

Quando Deus perguntou a Satanás: “De onde vens?” Ele respondeu: “De rodear a Terra e passear por ela…” (Jó 2:2) Então, o mal está em toda a parte. Isso é resultado do acesso que demos ao mal através da desobediência a Deus.

A oração do Pai-Nosso nos ensina que devemos orar diariamente, especialmente pela manhã, pedindo a Deus livramento do mal ao começar o dia.

Portanto, a existência do mal exige que nós vivamos em constante vigilância. Você não pode ser ingênuo de achar que a sua vida neste mundo é só o que você vê, o que você toca, só o físico, o material. Existe um mundo espiritual por trás de tudo que é físico, que age e mobiliza as pessoas, e se você não estiver atento a isso, será uma vítima fácil do mal.

Ouça a mensagem completa acima e saiba como se proteger do mal.

imagem do author
Colaborador

Renato Cardoso