thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

NÃO FALO COM ESTA PESSOA PORQUE…

Isso não faz mal só para a outra pessoa, mas, principalmente, para você! Estamos nos referindo à mágoa; livre-se dela e a sua vida será leve e com paz

Há pessoas na sua família, nos contatos, a quem você não dirige a palavra? Com quem você não fala por alguma razão? E quando fala são apenas palavras ásperas ou o mínimo possível? Preste atenção neste versículo: “Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente” (Gênesis 37:4).

Veja, provavelmente, você conhece a história de José, que foi vendido pelos irmãos e foi de escravo a governador do Egito. Tudo começou com a preferência de Jacó por José, mas ele tinha 12 filhos. Um erro que ele viu o próprio pai cometer, porque Isaque preferia o irmão de Jacó, que era Esaú, mas, infelizmente, Jacó não aprendeu com os erros do pai. Os irmãos também erraram. Eles poderiam buscar um caminho melhor, mas preferiram o ódio, a vingança. José também não ajudava, porque ele não era sábio. Quantas vezes erramos por falar o que não deveríamos?

Toda vez que os irmãos trocavam alguma palavra com José era de maneira áspera, agressiva. Então você pode imaginar o clima que se criou entre eles. E essa é uma das grandes tragédias que pode acontecer: quando você não fala com um membro da sua própria família. E pior: às vezes, vocês moram debaixo do mesmo teto, com uma indiferença total, que é cruel. Eu falo com você que, talvez, esteja vivendo nessa situação, dizendo: “eu não falo com essa pessoa. Fulano, para mim, morreu”. Preste atenção: o que você tem alcançado com essa atitude? Pare e pense nessa pergunta. Eu não consigo pensar em um lucro disso. Eu só consigo pensar em coisas ruins que você tem acumulado. Por exemplo: orgulho, você exercita a memória ruim (fazendo um esforço do motivo pelo qual você trata a pessoa assim), mágoa, teimosia e o clima ruim entre vocês. Se a pessoa vier lhe fazer um pedido de perdão, porque você a está maltratando, tem algum valor esse pedido de perdão? Não há ganho nisso. Você está perdendo. A outra pessoa também.

Então, é preciso que você use da inteligência como fez José. Quando os irmãos de José foram até o Egito buscando comida, eles jamais imaginavam que José era o governador. José poderia ter usado da autoridade para se vingar dos irmãos. Mas o que ele fez? Ele disse: “não, meus irmãos. Não há nada entre nós. Eu perdoo vocês. Pelo contrário, eu vejo que o mau que vocês intentaram contra mim, Deus o usou para o bem”. Quer dizer, José conseguiu enxergar na maldade dos seus irmãos a bondade de Deus. Se você confiar em Deus, até a maldade Ele pode usar para o seu bem. Mas você tem que liberar o perdão. Tenha a inteligência de superar isso e crer que Deus vai usar tudo isso para o seu bem.

Agora, se você tem uma pessoa em sua casa que não fala com você, a sua pergunta tem que ser: “eu já fiz tudo o possível para abrir as portas para a pessoa falar comigo? Eu tenho tratado essa pessoa com respeito, civilidade, eu tenho feito a minha parte?” (Não se humilhar, ficar se arrastando aos pés da pessoa, mas limpar o caminho). Se você já fez isso, então não carregue com você a culpa do motivo de ela não falar com você. Se você deve um pedido de perdão, peça perdão. Dê tudo o que você deve para ela, nada mais e nada a menos. O resto, deixe Deus fazer como fez por José e os irmãos.

Reflita sobre a mensagem do vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso