thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

COMPRANDO A CARTEIRA DE MOTORISTA: SABER vs. FAZER

Muitos sabem e não fazem, mas a essência do “saber” é colocar em prática o que foi aprendido. Por isso, não perca mais tempo e coloque em andamento todo o conhecimento que tem recebido

Todos nós, diariamente, somos alvos de muitas informações: rádio, TV, leitura de todos os tipos, anúncios, publicidades, conversas em roda de amigos, estudos, livros, enfim, informações da mais alta variedade. Sendo que, muito disso entra por um ouvido e sai pelo outro, mas outra parte absorvemos.

Então, com essa retenção de algumas informações, criamos dentro de nós a ilusão de que sabemos alguma coisa pelo simples fato de ouvir falar.

Mas, a verdade é que ter informações sobre algo não é necessariamente saber sobre aquilo. Saber, de fato, no sentido pleno da palavra significa você incorporar aquilo na sua vida através da prática.

Por exemplo: Por que existe o teste prático para tirar a carteira de motorista?

Embora você faça o teste teórico com todas as informações que envolve as leis de trânsito que é preciso saber, vai chegar o momento que você terá que fazer o teste prático. Ou seja, terá que treinar atrás do volante e mostrar que aquilo que você estudou, agora você sabe de fato.

Então, ali o inspetor vai validar se você pode ter carteira ou não. Não é verdade?

Por que o trânsito, muitas vezes, é caótico no nosso país? Porque muitas pessoas pularam essa parte, pagaram para passar no teste. Não se preocuparam em SABER dirigir, se preocuparam em PODER dirigir.

Assim é também em todas as outras áreas onde precisamos ter certeza de que uma pessoa sabe. Quando você vai a um consultório médico, você quer saber se aquele médico, de fato, sabe. Não basta apenas ter o diploma na parede.

Todos nós sabemos que para ter o diploma de médico ele precisa ter passado pelo prático também, não só pelo teórico. Somente depois de ter passado um período dentro do hospital, praticando o que aprendeu na teoria, é que ele obtém o diploma e pode ter o seu próprio consultório e, finalmente, dizer que é médico.

E quanto mais experiente o médico, mais conceituado ele é. Se você vai fazer uma operação delicada, você quer um médico experiente, e não um que acabou de sair da universidade.

O que isso quer dizer para a nossa fé, para o nosso relacionamento com Deus?

Ora, o que mais tem nesse mundo é gente com conhecimento bíblico, religiosa, que vai à igreja, que tem um versículo bíblico preferido, que faz uma salada espiritual na sua mente ouvindo várias vozes.

As pessoas hoje têm muitas dúvidas. Nunca houve tanta informação no mundo como hoje. E também nunca houve tanta dúvida, porque as pessoas não se definem, ficam ouvindo muitas vozes, mas não ouvem a Palavra de Deus.

Jesus disse: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha” Mateus 7:24,25

Quer dizer: você ouvir a Palavra, crer nela e praticá-la é o que faz a sua vida firme, como um firme fundamento de uma casa construída sobre a rocha: nada a derruba.

Então, se você realmente pratica a Palavra, você pode dizer que sabe! Se você só tem conhecimento e não faz, então, para o seu próprio bem, não diga que você sabe, não se iluda! Entenda que o que você tem é informação. Você, talvez, ouviu o galo cantar, mas não sabe onde!

E em nenhuma área da vida isso é tão importante quanto na espiritual, ou seja, no que diz respeito à Palavra de Deus.

imagem do author
Colaborador

Renato Cardoso