thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

AMNÉSIA ESPIRITUAL: COMO SE NUNCA TIVESSE ACONTECIDO

Deus nunca nos abandona. Já o ser humano tem facilidade de esquecer aquilo que lhe fazia bem!

Há uma curta oração no livro de Isaías que reflete a situação de muitas pessoas. Preste atenção nestas palavras: “Somos feitos como aqueles sobre quem Tu nunca dominaste, e como os que nunca se chamaram pelo Teu Nome” (Isaías 63:19).

Ou seja, o povo de Israel estava reclamando com Deus sobre a sua condição de vida dizendo: “olha, o nosso estado atual é como se o Senhor nunca tivesse sido o nosso Deus, como se nunca tivéssemos Te conhecido. Em outras palavras, é como se fôssemos os incrédulos”.

E eu fiquei pensando nessas palavras e o quanto elas são apropriadas para muitas pessoas. Eu falo com você, que um dia esteve na presença de Deus, um dia Ele foi o seu Senhor, mas, hoje, não mais. É como se você estivesse com saudades daquele tempo, mas quem olha a sua vida hoje jamais diria que um dia você conheceu Deus. Você falava com Ele, cantava hinos que expressavam o sentimento da sua alma, meditava na Palavra dEle, você falava com outras pessoas para conhecer o seu Deus.

Eu não falo com você, de forma alguma, para lhe julgar ou para revirar as razões pelas quais você chegou aonde chegou, mas para que você venha se atentar para essa oração do livro de Isaías.

Mas, talvez, eles se esqueceram só de uma coisa: não foi Deus Quem Se esqueceu deles, foram eles quem abandonaram Deus. E esse desamparo não aconteceu da noite para o dia (e isso serve de alerta para quem está bem espiritualmente, hoje em dia). A pessoa acordou atrasada certo dia e não orou. Depois, no dia seguinte, não orou de novo. Mas aquilo ficou registrado: “Eu não li a Bíblia e não orei, mas isso não fez falta para mim”. Um domingo, ela não foi à igreja, porque ela foi viajar e ela pensou: “tanta gente que não vai à igreja aos domingos”. O mal dá sensação de bem-estar para a pessoa, para que ela abandone aos poucos o cultivo da fé. E, como um doença silenciosa, a pessoa não sente.

Mas, olha: há esperança para você. Deus estende a mão para você por meio desta palavra. E se você está aqui é porque existe dentro de você uma esperança. Por mais fraco que seja, há um desejo de voltar. Então por que você não dá o primeiro passo? Reconheça que você se afastou e vença o sentimento de vergonha. Onde você está, eleve os seus pensamentos para Deus. Ore: “Pai, aquece o meu ser, o meu coração. Ajuda-me a me fortalecer para voltar para os Teus caminhos”. Faça uma oração, peça a Ele e tome as atitudes que você já sabe que tem de tomar. Você tem que voltar para a Casa do Pai e meditar nas Palavras dEle. Ele promete: “tornai-vos para Mim e Eu Me tornarei para vós” (Zacarias 1:3).

Acompanhe esta mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso