Pelos caminhos de Jesus

A série documental Israel – Nos Passos de Jesus, exclusiva do Univer Vídeo, traz à luz o contexto da época em que o Salvador esteve na Terra Santa

Imagem de capa - Pelos caminhos de Jesus

Um dos prazeres do cristão é ler a Bíblia, meditar e compreender o que Deus deseja revelar por meio de Sua Palavra, mas, muitas vezes, entender as Sagradas Escrituras é muito mais do que meditar e ter intimidade com o Criador, pois, para entender alguns relatos, é preciso ter conhecimento do contexto histórico e dos costumes da época.

Pensando nisso, muitos viajam a Israel em caravanas para ter a oportunidade de conhecer os detalhes que passam despercebidos a quem está a mais de 10 mil quilômetros de distância da Terra Santa e vive milhares de anos depois da época relatada na Bíblia. Com base nessas caravanas que a Universal realiza anualmente, a equipe do Univer Vídeo planejou e criou a série documental Israel – Nos Passos de Jesus, roteirizada a partir da cronologia da história de Jesus e por onde Ele andou.

Seguindo cada passo
Afinal, quem foi Jesus? Como e onde Ele viveu? Como eram as pessoas e as cidades naquela época? Por que Cafarnaum? Qual a importância do Mar da Galileia para a Obra realizada por Cristo durante Sua vida na Terra? Por que e como Ele foi condenado? O que foi a Semana Santa?

Qual foi a razão da prisão, crucificação e ressurreição de Jesus? Essas são algumas perguntas respondidas ao longo da série.

O Pastor Alvino Almeida, responsável pela produção e liberação de novos conteúdos na plataforma Univer Vídeo, explica como os entrevistados do projeto foram escolhidos: “começamos a investigar guias e historiadores em Israel, especialistas e doutores especializados na Bíblia grega e hebraica, e focamos em achar os que verdadeiramente tinham um relacionamento íntimo e pessoal com Deus para que não só passassem conhecimento, mas Espírito em cada ensinamento”. A partir desses critérios, foram entrevistadas oito pessoas: Adolfo Roitman, diretor do Santuário do Livro; Alfredo Levin, guia e historiador local; Dudi Mevoach, curador do Museu de Israel; Miguel Nicolaevsky, guia e historiador local; Ray Pritz, presidente da Sociedade Bíblica de Israel; Salo Kapusta, especialista na história de Israel; Seth Postell, escritor e professor da Universidade Bíblica de Israel; Sheila Gyllenberg, professora na Universidade Bíblica de Israel; e Yohanan Stanfield, responsável pelo Instituto Trumpet of Salvation to Israel (TSUR) .

Além das entrevistas, a produção exibe lugares importantes para a Fé cristã, como o Cenáculo em que Jesus realizou a Última Ceia, a casa de Caifás, local em que Jesus ficou preso, e vários lugares da Galileia, além de objetos que ajudam a contar a história de Jesus, como um barco de cerca de 2 mil anos que foi encontrado no Mar da Galileia, foi restaurado e hoje está em um museu.

As nuances da história
Entre pré-produção, produção e pós-produção, foram cinco meses de muito trabalho para as mais de 30 pessoas envolvidas direta e indiretamente na elaboração da série, que foi gravada durante dez dias em diversos lugares de Israel, como Cesareia Marítima, Cesareia de Filipe, Monte Hermon, Nazaré, Caná da Galileia, Tiberíades e ruínas de Cafarnaum, e em vários pontos de Jerusalém, além do sítio arqueológico de Qumran, situado na Cisjordânia.

 

Muitos se deparam com esses locais e outros detalhes quando leem a Bíblia, mas não entendem ou fazem interpretações equivocadas por não conhecerem as nuances do contexto e da geografia dos lugares por onde Jesus passou e realizou Seu ministério. “Procuramos trazer luz a esse contexto para que, na próxima vez que a pessoa ler a Bíblia, ela entenda onde Jesus morou, onde e como viveu, o porquê da escolha da cidade onde iniciou Seu ministério, a característica de Seus seguidores, as dores e as dificuldades da época e até o exato motivo de precisarmos de um Salvador”, revela o Pastor.

Ele ainda diz que houve muito cuidado para selecionar as cenas e as melhores entrevistas para que a produção não levasse à tela só conhecimento e história, mas também a sabedoria da Palavra de Deus para o público. A série documental é dividida em cinco episódios, com média de 55 minutos cada um, que contam a trajetória percorrida por Jesus desde Nazaré até o caminho de Emaús, após Sua ressurreição. Não perca a oportunidade de assistir à produção Israel – Nos Passos de Jesus no Univer Vídeo. Em breve, os assinantes da plataforma serão contemplados com conteúdos inéditos e novas funcionalidades.

 

A casa de Caifás, local em que Jesus ficou preso, está entre os temas abordados na produção do Univer Vídeo.

A produção mostra imagens de um barco da época de Jesus que foi encontrado no Mar da Galileia, restaurado e colocado em um museu.

A região da Galileia é um local importante para o início do ministério de Jesus.

O Cenáculo em que Jesus realizou a Última Ceia é um dos destaques da série, que apresenta entrevistas com oito especialistas.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Fotos: divulgação