Você só conhece o amor fake?

O amor verdadeiro não tem nada a ver com o mostrado nas novelas e filmes. Entenda

Não são poucas as pessoas que sofrem na vida amorosa por não conhecerem o que é um amor verdadeiro. Elas até pensam que o conhecem e, por isso, são facilmente enganadas e acabam vivendo um amor falso.

O que dizem Renato e Cristiane Cardoso, professores do programa The Love School:

  • “Quando uma pessoa tem uma joia, por exemplo, e ela quer saber se é ouro de verdade ou outra pedra preciosa, ela tem que levá-la a um especialista para ele analisar aquele objeto e dizer se é verdadeiro ou falso. Então, só quem conhece o verdadeiro pode dizer se algo é real ou falso. Assim também é na vida amorosa. Muitas pessoas nunca conheceram o amor de verdade, e quando você não conhece é muito fácil aceitar outras coisas achando que é amor”, observa Renato.
Amor não é sentimento:

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita e do que pregam os filmes e as novelas, amor não é sentimento, atração, desejo. Embora tudo isso exista num amor verdadeiro.

  • “Alguns acham que amor é atração. É claro que amor verdadeiro tem atração também, tem sentimento também. Mas nem toda atração é amor. As pessoas não sabem a diferença então elas e vão atrás de algo que elas acham que é uma coisa e na verdade é outra, é aí que elas sofrem”, afirma Renato.

Ele cita como exemplo quando alguém se sente atraído e deseja uma pessoa casada. “Tentar seduzir uma pessoa casada, destruir um casamento, não é amor, é egoísmo. Você tem um sentimento, mas não é um amor verdadeiro. E assim muitas pessoas confundem o amor e, por isso, não sabem na verdade o que estão procurando.”

Você nunca vai construir o que nunca viu:

Antes de construir uma casa, primeiro o construtor precisa visualizar o projeto para saber o que vai construir. Mas, infelizmente, “muita gente nunca viu o amor verdadeiro e quer construir o que nunca viu”, compara Renato.

Ele ressalta que se a pessoa não conhecer (o amor verdadeiro) não saberá o que está procurando e se achar não irá reconhecê-lo, ou pior, poderá encontrar outra coisa e ser enganado. É assim que muitos entram em relacionamentos tóxicos e não conseguem sair.

De acordo com especialistas, as pessoas ficam em relacionamentos tóxicos por:

  • Medo da solidão e insegurança
  • Baixa autoestima
  • Expectativa de que uma hora a pessoa vai melhorar
  • Elas se apegam às memórias boas do passado e, apesar de tudo, acham que vale a pena continuar nessa relação tóxica pelos bons tempos
Como evitar ou sair de relacionamentos tóxicos:

A psicóloga Marta Novoa, especialista em relacionamento, recomenda trabalhar a autoestima, a comunicação, a escuta, saber colocar limites e administrar conflitos. Tudo isso previne tanto de entrar como ajuda a sair de relacionamentos tóxicos.

Para conhecer e praticar o amor inteligente participe da Terapia do Amor  que acontece todas as quintas-feiras, às 7h, 10h, 12h e 15h na Catedral do Brás, na Avenida Celso Garcia, 499. E às 20h, especialmente, no Templo de Salomão.

 Para saber o horário e endereço em outras localidades, clique aqui.

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Istock