Você sabe o que é ter tudo na vida?

Por acharem que sabem, muitas pessoas passam a vida inteira em uma busca desenfreada por coisas e pessoas que lhe tragam satisfação e completude. O que elas não entenderam ainda é que a razão de sempre lhes faltar algo está na busca pelo “tudo” errado

Imagem de capa - Você sabe o que é ter tudo na vida?

Quando se fala em ter tudo na vida é comum que a maioria das pessoas considere que isso só seja possível por meio de conquistas pessoais e materiais, como uma casa, um carro, um emprego, uma reserva de dinheiro e, um casamento, por exemplo. Há quem tenha se casado, mas acredite que terá “tudo” quando os filhos nascerem. Há quem os tenha, mas ainda se considera insatisfeito, pois sua condição financeira não permite que proporcione conforto a eles. E há também pessoas que já têm família, dinheiro e casa, mas lhes falta saúde.

Mas como explicar o que sentem as pessoas que aparentemente têm tudo mas que, mesmo assim, julgam que algo esteja lhes faltando? Elas se sentem perdidas e solitárias ao fazer suas decisões, não têm paz e sucumbem diante das dificuldades. Isso acontece porque “ter tudo” passa pela percepção de ser completo e, apesar dessas conquistas serem almejadas e de terem importância, não são elas que completam o ser humano.

A Bíblia diz que Deus colocou no coração do homem o desejo profundo pela eternidade (Eclesiastes 3.11). Ou seja, por sermos dotados de uma necessidade íntima de Deus, nenhuma conquista neste mundo pode nos satisfazer plenamente. Por isso ser completo só é possível quando este anseio pelo eterno é preenchido. E só há uma forma para que isso aconteça: quando o Espírito Santo habita em nosso interior.

Quem é o Espírito Santo?
O Espírito Santo é o Próprio Deus. Ao subir aos Céus, após sua ressurreição, o Senhor Jesus deixou a seguinte promessa: “E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” (João 14.16-18)

O Bispo Edir Macedo, na Bíblia Sagrada com as Anotações de Fé, explica que “a expressão ‘Consolador’ aplica-se também à pessoa que permanentemente fica junto a outra para ajudá-la e protegê-la. Tudo isso é a sublime descrição do Espírito Santo, que também é considerado ‘Conselheiro’, ‘Intercessor’ e ‘Fortalecedor’”.

É importante ressaltar que receber o Espírito Santo não significa ficar “em transe”, falar e fazer coisas desconexas com a realidade. Sua Presença é real e consciente e é revelada imediatamente pela paz e a alegria, que constituem dois dos nove frutos gerados por Ele. Os outros são amor, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5.22).

Quando o Espírito de Deus repousa sobre a vida de uma pessoa, ela recebe as condições necessárias para se submeter à Vontade dEle e fazê-Lo seu Senhor. Ela recebe sabedoria para agir em qualquer situação, entendimento de Sua Palavra e força e conhecimento para vencer os desafios. É como se ela fosse aconselhada pelo Próprio Deus e, assim, é capaz também de dar aos outros conselhos que os conduzem à vida. Além disso, ela se torna temente a Deus, ou seja, O respeita e O prioriza acima de tudo e de todos (Isaías 11.2).

Por isso quem tem o Espírito Santo não é dependente de pessoas, coisas ou circunstâncias. Ela é guiada em toda a verdade (João 16.13), instruída antes de escolhas (Salmos 32.8), repleta de poder (Atos 1.8) e amparada durante toda a caminhada neste mundo cada vez mais difícil até alcançar a vida eterna. Assim, uma pessoa só pode dizer que realmente é de Deus se tiver o Espírito dEle (Romanos 8.9).

O Próprio Senhor Jesus, quando esteve como homem na Terra, depois de ser batizado nas águas, foi batizado com o Espírito Santo. Foi assim que Ele suportou as injúrias, as traições, as perseguições, as injustiças, as tentações e se manteve fazendo a Vontade de Deus. Com esse exemplo, Ele revelou que ter o Espírito Santo não é uma opção neste mundo, mas uma necessidade e que tê-Lo independe de grau de instrução, limitações físicas, classe econômica, posição social, raça ou gênero. Depende, porém, de uma entrega de vida total ao Senhor Jesus, que é materializada por meio do batismo nas águas, do arrependimento e da decisão de viver conforme a Palavra de Deus.

Confira, pelos relatos a seguir, como quem tem o Espírito Santo pode realmente afirmar que tem tudo e que sem Ele não é possível fazer nada.

Tudo o que faltava
A corretora de imóveis Dayane Lima, (foto abaixo) de 35 anos, teve uma infância marcada pela ausência dos pais, que se separaram quando ela tinha dois anos. Na época, ela foi deixada por eles com a avó materna. Alguns anos depois, sua mãe se envolveu em outro relacionamento e então ela viu a oportunidade de ter um pai. Contudo ela teve uma triste surpresa: a pessoa com a qual a mãe tinha se envolvido tentou abusar dela.

Traumatizada, Dayane passou a sentir repulsa por homens e a conviver com a carência, como conta: “eu sempre tive minha avó e minha família que me dessem comida e bens materiais, mas, em relação ao carinho, à atenção, ao cuidado de uma mãe e de um pai, eu nem sabia o que era isso”.

Aos 16 anos, Dayane chegou à Universal e, ao participar das reuniões, segundo diz, começou a entender a origem do medo e da angústia que sentia: “eu entendi que o vazio que eu tinha era por causa da falta
do Espírito Santo”.

Com esse entendimento, ela desejou ter a Presença de Deus e, durante suas orações, pedia para que Ele lhe mostrasse o que precisava fazer. “Ele foi me mostrando aquilo que eu tinha que deixar, como abrir mão da mágoa que eu tinha da minha mãe. Então, eu e ela conversamos e falei que a perdoava pela ausência dela na minha vida. Aí meu coração ficou leve e eu entendi o segredo. Eu perdoei e dentro de mim começou um sentimento que eu não tinha, uma coisa boa”.

Aquele alívio foi só o começo da mudança rumo ao batismo com o Espírito Santo. Dayane diz que participava das reuniões de libertação para se livrar da angústia. Ela parou de questionar o motivo pelo qual tinha vivido aquelas situações no passado, de se culpar por elas e decidiu começar uma nova vida batizando-se nas águas.

Após se entregar para Jesus, Dayane estava apta para receber o Espírito de Deus. “Comecei a buscar o Espírito Santo com toda a minha força e então Ele veio e recebi uma alegria muito grande”, recorda. Ela conta que ouviu a Voz de Deus: “Ele falou para mim: ‘filha, você não está mais sozinha. Você não teve o pai que cuidasse de você e que te amasse, não teve a mãe que te protegesse e foi sozinha a vida inteira, mas Eu estou aqui para dar tudo que você precisa’”. Ao ouvir essas palavras, ela diz que imediatamente teve paz.

Hoje, casada e com dois filhos, ela destaca o quanto a sua vida depende do Espírito de Deus: “eu O consulto em tudo que vou fazer. O Espírito Santo nos ensina a perdoar, a amar e a olhar as pessoas como Ele olha.”

O Guia de verdade
Por mais de duas décadas, o técnico mecatrônico Nilton Monreal, (foto abaixo) de 61 anos, teve sua vida guiada por espíritos que não lhe traziam nenhum benefício. “Fui levado a um terreiro pelo meu pai em razão de um problema que ele estava passando. Assim, dos 8 aos 30 anos, frequentei a casa de encostos e, nos últimos oito anos, fui pai de santo”, expõe.

Nilton revela que sua mente era dominada por esses espíritos e que eles o guiavam apenas para fazer o mal, ainda que, naquela época, ele achasse que estava fazendo o bem ao executar “trabalhos” para falência de empresas, separação de casais, amarrações e até morte. “Todas as sextas-feiras eu ia ao cemitério. Eu me submetia a abrir covas, colocar fotos e a beber sangue de animais. Cheguei a pular muros de cemitério para fazer ‘despachos’ e também em pedreiras, matas, cachoeiras e praias”, diz.

Ele conta o que recebia por sua dedicação: “eu não tinha nada em troca a não ser o mal pelo mal. Eu tenho marcas no corpo por ter sido queimado por charutos. Quando os espíritos não recebiam o sangue do animal, eles tiravam de mim, inclusive tenho cicatrizes de cortes nos meus punhos”.

Além das marcas no corpo, Nilton diz que tinha outras, como a dos vícios em cigarro e bebida alcoólica, da prostituição, do divórcio e das brigas.

Até que um dia um casal de amigos o convidou para ir à Universal.

Durante a reunião, ele percebeu que sentiu paz e decidiu continuar participando dos encontros. Depois de três meses, ele se batizou nas águas e aprendeu que existia algo maior a conquistar: o Espírito Santo. “Antes, eu tinha o espírito das trevas dentro de mim e hoje é o Espírito Santo que me dá conforto e refrigério na alma. Tenho certeza que Ele é comigo, pois Ele me conduz, me dá sabedoria e condições de enfrentar as lutas do dia a dia”, garante.

Casado há 20 anos, Nilton destaca que tudo tem dado certo no relacionamento por causa da Presença de Deus e que, apesar das lutas, ele nunca se sente desamparado, até mesmo quando sua irmã foi assassinada.

Por saber que é passível de perder o Espírito Santo, ele diz que, quando erra, imediatamente se arrepende e que recusa todas as propostas que o conduzem ao caminho errado. “Eu jamais conseguiria viver sem o Espírito Santo, pois se não fosse por Ele eu já teria perdido a Salvação da minha alma”, conclui.

Aprendendo a se relacionar
A engenheira elétrica e doutora pela Universidade de São Paulo (USP) Ramona Straube, (foto abaixo) de 72 anos, veio da Europa para o Brasil com a sua família com apenas 3 anos, logo após a Segunda Guerra mundial. Seus pais eram alemães e ela nasceu na Suécia. Ela conta que o começo da vida em um novo país foi difícil porque seu pai era músico e durante um acidente quebrou o braço, o que o impossibilitou de trabalhar. Além disso, sua mãe tinha um severo trauma da guerra.

Ramona recorda que por causa disso ela se sentia uma criança ignorada. Então, quando começou a fase escolar, os livros passaram a ser o seu refúgio. “Eu comecei a ler tudo que aparecia na minha frente”, relata.

Aluna exemplar, Ramona nunca repetiu de ano. Na adolescência, ela conseguiu uma bolsa de estudos para a faculdade, mas a facilidade que tinha com os livros não era a mesma nos relacionamentos. “Eu conversava com as pessoas, mas não tinha praticamente amigos e não me abria com ninguém. Parece que eu desenvolvi outra personalidade para lidar com o mundo exterior, mas internamente eu era muito frágil”, revela. Quando ouvia falar de Deus, ela se questionava sobre a existência dEle.

Apesar da dificuldade de se relacionar, ela se casou e teve uma filha com um rapaz que também tinha vindo da Europa. Porém, apesar de nunca terem brigado, segundo ela conta, ele não se abria com ela. Assim, depois de 11 anos, o casamento acabou.

Foi depois de assistir a um programa na TV que ela conheceu a Universal. “Me senti bem na Igreja e comecei a frequentar todos os dias. Quando o pastor falou do batismo nas águas, eu logo me batizei”. Ao ler o livro Nos Passos de Jesus, do Bispo Edir Macedo, ela aprendeu sobre a transformação que o Espírito Santo promove na vida de uma pessoa e passou a buscá-Lo.

Ela, então, O recebeu e com Ele obteve força, paz e alegria. Daquele dia em diante, ela passou a ver tudo de uma maneira diferente. Ela revela que foi o Espírito Santo que a orientou em relação ao seu doutorado, que a consolou quando perdeu a mãe e que a orienta em negociações do dia a dia. Ela também atribui ao Espírito Santo a forma como conduz sua profissão na sala de aula. “Ele sempre me deu equilíbrio para lidar com as situações e sabedoria para perceber que muitas vezes o aluno está com dificuldades que geram comportamentos ruins. O Espírito Santo me dá condições de ajudá-los, orientando-os a encontrar uma solução. As emoções não me dominam mais, tenho calma para não reagir impulsivamente, analiso as situações e procuro sempre uma solução justa baseada na Palavra de Deus”, encerra.

Sem limites
Em novembro de 2008, Thiago Helton (foto abaixo) estava servindo a Santa Ceia como obreiro na Universal e, menos de 24 horas depois, estava quase morto depois de um acidente de trânsito. Ele reconhece que o fato de ter o Espírito Santo o sustentou. Ele O tinha recebido três anos antes e, desde então, se dedicava à Obra de Deus. “Na época do acidente, foi difícil entender como tudo aconteceu. Entretanto, ali no dia do acidente, quando ainda estava estirado no chão repleto de sangue e sem sentir meu próprio corpo, fui tomado pela certeza de que Deus estava comigo e que o Espírito Santo estava trabalhando na minha mente para que eu estivesse pronto para qualquer coisa”, revela.

Thiago foi atingido por um veículo em alta velocidade e, com o impacto, foi arremessado e teve o pescoço quebrado. Foram 67 dias no hospital, sendo 54 deles no CTI, quando ficou respirando com ajuda de aparelhos.

“Após a alta hospitalar, fui entregue a uma nova realidade. Perdi os movimentos dos membros inferiores e parcialmente dos superiores, sem nenhum movimento nos dedos das mãos. Evoluí para uma tetraplegia incompleta. Contudo minha mente ficou intacta, justamente onde habita o Espírito Santo. Então a vida seguiu conforme a Vontade de Deus”.

Mesmo sendo jovem e com muitos sonhos a realizar, Thiago, segundo conta, não pensou que aquela situação limitaria sua vida. Contrariando as expectativas, ele renunciou à aposentadoria por invalidez e decidiu trabalhar e estudar.

“Foram inúmeros questionamentos, não apenas do meu pensamento, mas principalmente de terceiros. Todavia o Espírito Santo foi responsável direto por me fortalecer. Deus me revelou à Sua maneira que existia um propósito muito maior em construção e consegui rebater a chuva de dúvidas que me eram lançadas e percebi que, se Deus me concedeu a graça de permanecer neste mundo, era meu dever honrar o Nome dEle, ainda que na cadeira de rodas”, conta.

Em 2014, ele conheceu Jéssica. Os dois eram estudantes de Direito e compartilhavam da mesma Fé. Quatro anos depois, eles se casaram e juntos abriram um escritório de advocacia. Hoje, com 34 anos, Thiago é advogado, pós-graduado em Direito Constitucional e Previdenciário e, ao lado de sua esposa e sócia, atua com foco na defesa dos direitos das pessoas com deficiência em todo o Brasil. “Situações como a que eu vivi podem te afastar completamente da Presença de Deus e afetar até sua família ou podem te aproximar ainda mais dEle e fortalecer você e todos ao seu redor. Foi isso que o Espírito Santo me fez enxergar. Se eu deixasse a dúvida vencer, a chama se apagaria e isso poderia custar minha Salvação e de pessoas que amo. Entretanto a sabedoria do Espírito de Deus me fez compreender que cada detalhe do que aconteceu tinha uma razão de ser nos planos de Deus que são muito maiores do que os nossos”.

Caminhada de preparação

A Bíblia relata que 50 dias após a Páscoa, durante a festa de Pentecostes, houve o derramamento do Espírito Santo. Para este momento o Senhor Jesus orientou que Seus discípulos se preparassem.

Desde o dia 12 de abril até o dia 28 de maio, dia em que será celebrado o Pentecostes, as quartas-feiras e os domingos têm sido direcionados ao batismo com o Espírito Santo. Para aqueles que já O têm, será um momento de fortalecimento. Durante estas semanas, você pode participar dos encontros no Templo de Salomão ou na Universal mais próxima de você.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos: Inside Creative House/getty images / Guilherme Branco / cedidas