Você quer saber como alcançar os seus objetivos?

Há uma ferramenta que pode ajudá-lo a chegar a eles

Entra ano e sai ano, há homens que não conseguem nem sequer dar um passo adiante. Você já reparou nisso? Talvez, você faça parte deste grupo, mas como fazer para sair deste círculo vicioso?

Como nós aprendemos no IntelliMen, as 53 semanas do ano vão passar de qualquer maneira, quer você aja, quer não. Quanto tempo um ser humano vive? Talvez, no máximo, cem anos. Então, dadas as condições normais de temperatura e pressão, quanto falta para você chegar ao fim da vida? A verdade é que o tempo está correndo e você precisa dominar a si mesmo, escolher de maneira consciente um caminho a percorrer e não desperdiçar mais sua vida.

Uma das ferramentas mais utilizadas para nos ajudar nesta tarefa é o Método Smart, que consiste em avaliações (descritas em inglês) que podem ser consideradas quando definimos metas e objetivos. Veja quais são elas:

“S”, de “specific” (específico): inicialmente, você precisa perguntar a si mesmo: “onde estou e aonde quero chegar?” Então, imagine um alvo. Para isso, você pode tomar o fim da sua vida como conselheiro. Por exemplo: “quando eu terminar a minha jornada na Terra, quero me encontrar com Deus”. A partir deste ponto, faça o caminho inverso: “quais são os passos específicos (metas) que devo percorrer para chegar a este cenário final e mais geral (objetivo)?” Continuando com o nosso exemplo, se não entregamos os nossos dias neste mundo para Deus, como esperamos viver com Ele na eternidade?

“M”, de “measurable” (mensurável): o que você não mede, você não controla. Então, você precisa criar uma maneira de ter um parâmetro do seu desempenho ao fazer tentativas de alcançar um objetivo. Para isso, você pode usar um indicador: quantidade de páginas lidas por dia, quantidade de horas de exercícios físicos por semana ou qualquer outra medida que mostre a você a situação real da sua jornada.

“A”, de “attainable” (atingível): nem tudo que desejamos pode ser alcançado e, por isso, precisamos verificar se a meta estipulada é realista. Só para ilustrar: não é muito coerente querer trabalhar em uma área que exige certificação sem ao menos tê-la. Outro ponto importante é que não há como você dirigir a sua área profissional para um lado, a área familiar para o outro e ignorar a área espiritual, por exemplo. Você é um ser unificado, ou seja, todos os seus objetivos precisam dialogar e convergir para o mesmo fim.

“R”, de “relevant” (relevante): a sua meta precisa ser algo muito importante para que você se sinta motivado a persegui-la e o retorno compense o esforço. Talvez o seu dia seja repleto de atividades, mas será que elas o ajudam a chegar mais perto do seu objetivo ou só fazem você perder tempo e recursos? O que é realmente importante para você?

“T”, de “time-bound” (com limite de tempo): uma meta
precisa ter prazos. Se não houver um tempo predefinido será um mero desejo. Para que você alcance algo, suas ações diárias precisam ser focadas em suas metas. Todo o resto é secundário. É preciso dizer “não” para as outras coisas que aparecem para roubar o seu tempo e a sua energia. Desse modo, ao fim do dia, pergunte-se: o que eu fiz hoje adicionou um tijolinho na construção que estou edificando? Se você perceber que só está resolvendo emergências, realizando tarefas sem sentido ou procrastinando, será necessário reavaliar. Vale acrescentar que a diferença principal entre você e alguém que já alcançou um objetivo é o tempo. Você pode ter resultados pequenos agora, mas é questão de tempo até que tudo seja concluído, se você for disciplinado.

Agora, vamos colocar tudo isso em prática? Crie um momento de calma em seu dia para refletir sobre como está sua vida e pense sobre como é possível aplicar o Método Smart aos seus objetivos.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: FreshSplash/getty images / Mohd Azrin/getty images