Você já se perdoou?

Mesmo entendendo o poder do perdão, há mulheres que ainda encontram dificuldades para perdoar a si mesmas

É bem provável que você já tenha perdoado alguém que lhe tenha feito mal, já tenha pedido perdão a quem feriu e já tenha se prostrado diante de Deus para pedir o perdão dEle. Seja como for, o perdão já foi liberado e recebido em sua vida várias vezes depois de situações como um esbarrão em alguém, uma reação indevida num dia de mau humor, um comentário maldoso, uma traição ou uma quebra de confiança.

Seja antes ou depois de ter conhecido a Deus, todo ser humano tem suas inclinações e está suscetível a cometer erros e, por isso, o perdão é essencial para seguir em frente. A questão é que muitas mulheres mantêm feridas abertas – que já poderiam ter se tornado cicatrizes pós-perdão – pelo fato de não conseguirem perdoar a si mesmas. Em vez disso, elas ficam remoendo seus erros anos a fio.

“Como posso me perdoar? Essa é a pergunta de muitas pessoas que não conseguem virar a página de alguma situação que ocorreu em sua vida. Elas vivem se martirizando, se condenando, dizendo coisas indevidas e até fazendo coisas que causam mal a si mesmas, apesar de não ser isso que querem. Elas não querem fazer mal a si próprias. O problema é que elas não sabem lidar com a situação”, refletiu a colunista e palestrante Viviane Freitas, em um podcast e um post em seu blog pessoal.

Verdade e justiça
Perdoar não significa apenas reconhecer o erro, decidir não cometê-lo de novo e relevar uma questão. É necessário deixar tudo no passado e perdoar todos os envolvidos na situação, inclusive você mesma. Ao contrário do que possa parecer, não perdoar a si por não se achar merecedora não é um ato de humildade, mas um ato de medo alimentado pelo orgulho, o que não contribui em nada para o crescimento da mulher, principalmente o espiritual.

Vale lembrar que na Palavra de Deus o perdão é relatado desde o Éden, encontra seu ápice no sacrifício do Senhor Jesus na cruz e se perpetua até os dias de hoje ao permitir que tenhamos acesso a Deus, um relacionamento com Ele e o direito à Salvação. A Bíblia também descreve em Provérbios 12.17: “o que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano”. Viviane cita que, aparentemente, muitas mulheres dizem a verdade porque se culpam e se condenam, mas ela só é real quando manifesta justiça. “A verdade nos liberta dos nossos enganos, do nosso achismo, e é isso que você precisa. Você precisa se libertar do que você sente e raciocinar”, diz.

Sua vez
O que falta a você fazer para que a verdade manifeste justiça em sua vida? O perdão cura, liberta, transforma e salva justamente porque ele é uma decisão que não depende da pessoa sentir vontade de perdoar, mas do entendimento do poder que há por trás da frase “eu perdoo”. Aliás, o que tarda o perdão são os próprios sentimentos de culpa, mágoa, ódio, rancor, decepção e tantos outros que adoecem a alma.

Perdoar a si mesmo é um dos maiores desafios do ser humano, mas em Isaías 43.25 o Senhor declara: “Sou Eu, Eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de Mim, e que não se lembra mais dos seus pecados”. Se o próprio Deus apagou suas transgressões e não se lembra dos seus pecados, por que continuar se martirizando? Perdoe a si mesma, permita que essa ferida cicatrize e vire essa página da sua vida. Permita-se deixar o engano e viver na justiça. Faça isso agora mesmo, por você.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Foto: bymuratdeniz/getty images