“Uma colega de trabalho do meu marido se declarou para ele”

No programa Escola do Amor Responde, os professores Renato e Cristiane Cardoso aconselharam a aluna Lúcia, que contou que o marido é uma pessoa que se dá bem com todo mundo. O problema é que esse jeito solícito acaba sendo interpretado de outra forma. Segundo ela, ele tentou ajudar uma colega de trabalho em alguma situação e essa colega declarou a intenção de ter um relacionamento com ele. O marido relatou o que ocorreu à esposa e ela não gostou de saber disso, uma vez que já suspeitava que havia algo errado neste tipo de amizade.

LÚCIA – Meu marido se dá bem com todo mundo e o jeito dele de amparar as pessoas acaba sendo interpretado de outra forma. Recentemente, uma colega de trabalho dele demonstrou interesse e se declarou para ele. Eu já sabia que tinha algo inadequado nessa relação, pois eles sempre almoçavam juntos. Acredito em meu esposo e sei que ele quis ajudá-la, inclusive ele me contou o que ocorria entre eles. Hoje eles não almoçam mais juntos, mas ele a trata bem e ela ainda liga para ele para tirar dúvidas de trabalho. Ele acredita que com isso ela aprendeu, quer que eu a conheça e cogitou marcar um almoço em nossa casa. Eu gostaria de saber como devo agir nessa situação.

RENATO – As mulheres têm sexto sentido e você já tinha notado algo errado. Eu não sei se você fez algo a respeito disso quando essa luz vermelha se acendeu, mas você deveria ter colocado o assunto na mesa e tê-lo resolvido. Claro que até então não tinha acontecido nada, mas você não precisa deixar algo acontecer para falar ou fazer algo. Uma mulher conhece a outra melhor do que o homem e só uma mulher é capaz de conhecer as intenções da outra.

CRISTIANE – A mulher consegue identificar de longe o que está acontecendo, pois tem sexto sentido. Algumas mulheres não sabem usá-lo e isso acaba atrapalhando, no entanto, de modo geral, você percebe quando algo está errado.

RENATO – Não estamos dizendo que você deveria brigar com o seu marido, porém, você precisa ter consciência dos limites no casamento. Nós temos limites na vida e devemos respeitá-los e no casamento isso não é diferente. Se vocês não tiverem limites no relacionamento vão acabar se machucando. Um dos limites no casamento é essa questão de interação com pessoas do sexo oposto. Por exemplo: seu marido se dá bem com todos e justamente por essa razão vocês devem estabelecer limites. Ele não precisa tratar de negócios durante o horário de almoço com a colega de trabalho, isso não é necessário. Raramente a pessoa precisa levar o trabalho para fora do ambiente que não seja de trabalho. As questões profissionais não precisam ser levadas para o ambiente de diversão, como um almoço, uma viagem ou um drinque durante o happy hour. Alguns tipos de trabalho e certas atividades sociais precisam ser realizadas em eventos externos e esses momentos precisam de regras, como ter uma terceira pessoa para acompanhar. O homem percebe quando tem um clima com a mulher, ele não é burro e certamente seu marido percebeu e deixou a coisa rolar. Ele deveria cortar o hábito dela ligar para ele fora da empresa, pois ela está invadindo a vida dele.

CRISTIANE – Os homens não têm ideia do quanto as mulheres são perigosas. Ele deve achar que já lidou com você e que tudo isso não tem nada a ver. Ele julga que os dois são apenas colegas de trabalho.

RENATO – Eu acho que seu marido tem outro problema, a síndrome do bom rapaz que não quer desagradar ninguém. Ele não quer desagradar a esposa nem a colega, mas não existe um ser humano na face da Terra que consiga agradar a todos. Nem Jesus agradou a todos, apesar de ser perfeito. Se ele não corrigir essa atitude, Lúcia, ela será a ruína de seu casamento. Isso é muito sério porque o seu marido tem medo de confronto. Ele tem que ser duro e sem emoção. Coloque seus limites, se posicione e diga que não aceitará nada menos do que esse respeito que você espera dele.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: DjelicS/getty images