Terra com prazo de validade: tempestade solar e o fim da eletricidade

Não é possível prever quando o evento acontecerá, mas os efeitos podem ser devastadores. Entenda

Algo está no radar dos cientistas já há algum tempo: as tempestades solares. Elas acontecem quando o sol tem erupções, que percorrem o espaço em forma de ventos solares.

Esses ventos solares, ao atingirem a Terra, se misturam com o campo magnético do planeta. Mas, sua intensidade pode variar.

Eventos anteriores

A questão é que essas tempestades solares podem derrubar os sistemas elétricos e de comunicação ao redor do globo.

Em 1859, uma dessas tempestades gerou o que ficou conhecido como Evento Carrington. Na época, o clarão nos polos foi tão forte que alguns garimpeiros das Montanhas Rochosas, na América do Norte, acharam que havia amanhecido. Era possível observar as auroras em Cuba e no Havaí. Posteriormente, telégrafos – utilizados, naquele tempo, como meio de comunicação – foram afetados.

Depois, em 1989, outro evento como este ocorreu no Quebec, no Canadá. Porém, com intensidade três vezes menor do que o Evento Carrington. Naquele dia, cerca de seis milhões de pessoas ficaram sem energia.

Em 23 de julho de 2012, a Terra se salvou por pouco. Uma tempestade solar quase acabou com a civilização moderna. Um estudo da National Academy of Sciences, avaliou que o prejuízo poderia ter sido de aproximadamente 2 trilhões de dólares.

Recentemente, em fevereiro deste ano, a SpaceX, empresa de Elon Musk, informou que cerca de 40 satélites Starlink foram queimados na atmosfera da Terra, após serem atingidos por uma tempestade solar. Confira as imagens:

O nosso mundo tem prazo de validade

Por volta do capítulo 8 do livro bíblico de Apocalipse, nós vemos uma sequência de “trombetas”, que são anúncios do juízo de Deus sobre os que pecaram contra Ele na Terra.

“Nos quatro primeiros selos, os quatro cavaleiros marcharam, um logo após o outro, em rápida sucessão. Semelhantemente, aqui, os quatro anjos soam as quatro primeiras trombetas uma atrás da outra. Mas, desta vez, o impacto desses juízos é muito mais devastador. Um terço de coisas cruciais para a sobrevivência é destruído: a vegetação e a agricultura, a vida marinha, as embarcações marítimas, a água potável e a luz do dia e da noite. Aparentemente, Deus usa aqui partes de Sua própria criação para mostrar ao ser humano sua rebeldia”, explica o Bispo Renato Cardoso, no livro “A Terra vai pegar fogo“.

A verdade é que as guerras, as alterações no clima, o aumento dos preços dos alimentos e os eventos na órbita da Terra, nos alertam para este fim descrito pela Bíblia. Entretanto, aqueles que possuem uma verdadeira aliança com Deus, serão poupados por Ele.

Se você deseja saber mais sobre o fim deste tempo de acordo com a Bíblia, confira a série especial sobre o tema na plataforma Univer Video.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock