“Tenho 19 anos e namoro um homem de 39”

Imagem de capa - “Tenho 19 anos e namoro um homem de 39”

No programa Escola do Amor Responde, a aluna Denise, de 19 anos, disse aos professores Renato e Cristiane Cardoso que mantém um relacionamento com um homem de 39 anos há dois anos e não está se sentindo bem. Segundo ela, o companheiro deixou de ser carinhoso e briga quando ela não está disposta a atendê-lo sexualmente. Ele já foi casado e tem dois filhos. Além disso, ela conta que seu companheiro é muito ciumento.

DENISE – Tenho 19 anos e namoro um homem de 39 anos há dois anos. Não estou me sentindo muito bem, pois ele não é carinhoso comigo e não me completa mais sexualmente. Quando nos deitamos, ele vai direto ao ato e não existe mais carinho. Tenho que estar pronta para agradá-lo na cama e, quando não quero, nós brigamos. Não sei como falar isso a ele. Será que a diferença de idade interfere na nossa relação? Ele já foi casado, tem dois filhos e tem muito ciúme de mim. Ele me sufoca e não posso ter amizade com ninguém, sobretudo com homens. Não estou mais aguentando essa situação.

RENATO – Desculpe a honestidade, Denise, mas você quer ajuda, então preciso ser sincero: você é uma pessoa que não sabe o que está fazendo. Você está indo para a cama com um homem de 39 anos e a discrepância de idade entre vocês é superior à sua idade de vida. Ele ainda tem filhos, que, seguramente, devem estar na adolescência, ou seja, têm idades próximas à sua. Você está em um relacionamento em que ele a controla, é possessivo, a usa e só quer você para sexo. Você permite que isso aconteça e está a caminho de um desastre. Essa situação já é um infortúnio em si e, se você continuar como está, vai se arrebentar futuramente. Sobre a diferença de idade entre vocês, eu confirmo a você que ela interfere no relacionamento e em todas as áreas de sua vida. Você está começando a vida agora, é uma menina, e precisa despertar para o que está acontecendo. Não sei a razão pela qual você aceita viver nessa circunstância. Você tinha 17 anos quando começou a se relacionar com ele. Não sei o que ele fez por você no início do namoro que a levou a aceitar essa situação, mas agora você está agindo de modo errado.

CRISTIANE – Você tem uma carência de amor muito grande. Infelizmente, a experiência que você tem tido não traz o que você realmente deseja para a sua vida. Se você quer ser amada e querida a ponto de seu namorado almejar se casar com você, por exemplo, a última coisa que você tem que fazer é dar sexo para ele. Se você der isso antes, ele não desejará se casar, porque você já deu tudo o que ele aspirava. Você dá sexo e recebe alguns minutos de carinho e atenção e só. É isso que você quer para a sua vida? Você precisa entender que isso que todo mundo faz não é solução para os problemas na vida a dois.

RENATO – Se você quer o nosso conselho, termine esse relacionamento e vá se curar. Você deve começar a se tratar, aprender sobre o amor e entender como funciona um relacionamento de verdade. Sugiro que você leia o livro A Mulher V, da Cristiane, para aprender como se tornar uma mulher virtuosa e saber escolher um homem que a tratará como uma mulher honrada.

CRISTIANE – Esse livro está disponível em todas as livrarias do País e também pode ser comprado on-line no site arcacenter.com.br.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Yana Tikhonova/getty images