Para evitar golpes e fraudes, confira 7 cuidados para proteger o CPF

Um dos casos frequentes é a obtenção de crédito, em que o criminoso contrata empréstimo ou financiamento em nome da vítima

Imagem de capa - Para evitar golpes e fraudes, confira 7 cuidados para proteger o CPF

Com o aumento do número de golpes e vazamentos de dados, muitas pessoas só descobrem que estão com o nome sujo quando recebem um comunicado da empresa credora ou na hora de realizar um empréstimo. Um documento como o CPF permite aos criminosos modificar cadastros, abrir contas, fazer empréstimos e solicitar cartões de créditos, entre outras infrações. Mas é possível se prevenir.

1 – Checar se tem alguém usando seu CPF
Por meio do Registrato, uma plataforma gratuita do Banco Central, é possível verificar se o seu documento está sendo usado para abrir contas ou se há suspeitas em instituições financeiras que possam acender o alerta de possíveis fraudes. Além disso, a ferramenta permite ver informações sobre financiamentos e cheques devolvidos, verificar as chaves Pix cadastradas em seu nome e dados sobre operações de câmbio e transferências internacionais. Para se cadastrar, basta entrar no site do Banco Central.

2 – Saber se o nome está sujo após roubo ou perda de documento
Também é possível checar se o nome está sujo nas plataformas da Serasa e do SPC Brasil. O serviço gratuito de consulta ao CPF é oferecido por meio de aplicativo — disponível no Google Play ou na App Store — e indica qualquer dívida que tenha sido registrada, restrições em seu nome, protestos em cartório, ações judiciais ou problema na situação cadastral .

3 – Não compartilhe dados por telefone nem pelas redes sociais
É preciso tomar alguns cuidados com o próprio número do CPF, como evitar confirmar dados por telefone e fornecê-los em formulários nos quais esse tipo de informação não seja obrigatória.

4 – Nunca perder de vista quando o documento é solicitado em loja
Outra dica importante é não permitir que funcionários de lojas usem documentos sem que você esteja presente.

5 – Cuide bem do documento
Procure guardá-lo sempre no mesmo lugar e evite circular com mais de um documento de identificação ao mesmo tempo.

6 – No mundo virtual, tenha atenção com sites suspeitos
Além disso, nunca clique em links que são enviados por mensagens de desconhecidos nem forneça o número de seu CPF.

7 – Em caso de perda ou roubo
• Na delegacia de polícia mais próxima ou pela internet, faça um BO (boletim de ocorrência) com o relato do ocorrido. Se surgir algum problema devido ao uso inadequado de seus dados, você poderá comprovar que não estava mais com a documentação
• Entre em contato com o banco para bloquear cartões e cheques perdidos, além das contas e meios de acesso a movimentações bancárias, como a chave do Pix.

imagem do author
Colaborador

R7 / Foto: iStock