O segredo do casamento feliz

Em palestra da Terapia do Amor, o Bispo Renato Cardoso e sua esposa Cristiane Cardoso abordaram tema aos casais mais maduros

Com o passar dos anos, alguns casais acabam se distanciando. O casamento esfria e, embora os motivos sejam diversos, eles não conseguem identificar o foco do problema para lidar com esta situação. Muitos, conformados com isso e sem ânimo para lutar, simplesmente deixam de acreditar numa possível transformação do relacionamento.

Em recente palestra da Terapia do Amor, o Bispo Renato Cardoso e sua esposa Cristiane Cardoso abordaram e passaram um entendimento sobre o tema aos casais mais maduros que se encontram nesta fase da vida. Entretanto, a explanação também serve para os solteiros e recém-casados que ainda vão passar por esta mesma fase.

Entenda a importância do “melhor vinho”:

O Bispo iniciou a palestra citando o primeiro milagre de Jesus: transformar água em vinho. O costume, à época, era servir o melhor vinho no início da festa e quando as pessoas já não soubessem mais a diferença colocava-se, então, o vinho inferior. Jesus, porém, fez o melhor vinho no final da festa. O significado disso é que no casamento, ao passo que o casal progride, e vai passando o tempo juntos, tem que melhorar, não pode “virar água”, esfriar.

  • “Deus tem feito isso se cumprir no nosso casamento, mas, é claro, isso não é uma questão de sorte. Se tem melhorado, é porque nós temos procurado fazer a coisa certa e não deixamos de estar sintonizados um no outro. Casamento não é uma coisa estática, é uma coisa viva. Assim como a vida muda, nós mudamos, o corpo, a saúde, a cabeça, a condição física e a financeira, o mundo vai mudando ao nosso redor. O casamento faz parte de tudo isso, e se vocês não estiverem atentos, o que acontece aí fora, que é o vinho virar água, pode acontecer com vocês também”, pontuou.

Como não deixar o vinho virar água:

Cristiane, então, comentou que, a primeira coisa é não pensar que o cônjuge já está conquistado, que você não precisa mais fazer nada. Pois, é muito comum, depois de um tempo, pensar assim, que não precisa mais trabalhar no relacionamento.

  • “É igual ao relacionamento com Deus, o que vale é hoje. A mesma coisa em um casamento. O que vale é hoje. O que já aconteceu não vai fazer mais efeito. Você tem a memória, a foto, as boas lembranças, mas isso não segura e não faz o casamento ficar melhor. Hoje, tem que ser o que eu estou fazendo por ele e o que ele está fazendo por mim. É algo que eu tenho que fazer todos os dias.”
  • “É a mesma coisa com Deus. Todo dia eu tenho que manter o meu relacionamento com Ele (…) seu eu não trabalhar no meu relacionamento com Deus, não pensar nEle, não falar com Ele, não procurar agradá-lO, fazer a vontade dEle, esse relacionamento começa a esfriar.”
  • “A mesma coisa em um casamento. Vocês, agora, só são amigos, irmãos. Não têm mais intimidade, não têm mais cumplicidade, porque esfriou. E por que isso aconteceu? Porque parou de trabalhar dia a dia (…) O segredo do casamento feliz, e vai ficando mais feliz com o tempo, é você trabalhar no hoje, não ficar pensando no ontem, olhando para o outro e pensar que já foi conquistado(a).”

O que você tem que fazer para melhorar:

O Bispo apontou que se queremos que algo melhore, temos que focar, prestar atenção e cuidar.

  • “O que acontece muito no casal é mais ou menos assim: no dia do casamento estão um olhando para o outro, olhar apaixonado. Aí, parece que com os anos, lentamente, a atenção que está um no outro começa a se desviar. Eles começam a olhar para outras coisas e com o passar do tempo, daqui a pouco, cada um está olhando para outro lugar (de costas um para o outro). Eles começaram a viver uma vida que só estão juntos em casa. Mas passaram a seguir destinos diferentes, porque deixaram de olhar um para o outro.”
  • “Uma das lições mais transformadoras que aprendi na vida é que para onde a gente olha é para onde a gente vai. Se eu não estou olhando mais para o meu casamento, para a minha esposa, eu vou me afastar dela. Se eu quero estar junto, quero estar bem com ela, eu tenho que continuar como no início do casamento, prestando atenção (…) O casamento é você sempre estar prestando atenção na pessoa que está ao seu lado. Isso faz com que vocês renovem o casamento e fiquem mais próximos um do outro.”

Participe da palestra da Terapia do Amor:

Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, às 7h, 10h, 12h e 15h na Catedral do Brás, na Av. Celso Garcia, 499. E às 20h, especialmente, no Templo de Salomão. Saiba o horário e endereço em outras localidades, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock