O que você precisa saber para ter uma vida amorosa de valor

Bispo Renato Cardoso e sua esposa Cristiane Cardoso falaram sobre o tema durante a terceira fase do curso da "Reconstrução do Eu 2.0"

Nesta quinta-feira (30), o Bispo Renato Cardoso e sua esposa Cristiane Cardoso deram continuidade à terceira fase do curso da “Reconstrução do Eu 2.0”, durante palestra da Terapia do Amor, no Templo de Salomão.

A terceira aula desta fase abordou o que é ter uma “Vida amorosa de valor”. E, também, destacou outros dois pontos: “Por que poucas pessoas a têm?” e “Como fazer para tê-la?”.

Por que isso é relevante para você:

Depois do relacionamento com Deus, o relacionamento com o cônjuge é a coisa mais importante na vida de uma pessoa. Porém, muitas pessoas não valorizam mais o casamento.

  • “Um casamento de valor é, primeiramente, um casamento que te trazer paz. Você tem paz no relacionamento, não fica preocupado com o que o seu cônjuge está fazendo, com quem está fazendo, não fica desconfiado. Não existem inseguranças num casamento de valor. Você sabe que tem com você uma pessoa de valor. É aquele casamento que vai melhorando com o tempo — vai agregando valor –, e não piorando. A vida de casado de valor é uma vida que traz crescimento, prosperidade”, explicou o Bispo Renato.
  • “Isso é um casamento de valor. Você ter uma pessoa do seu lado que só te faz bem, não faz mal, não te irrita, não fica ali numa competição com você. Mas torce, apoia, quer o seu melhor, ver você feliz e agradar você. Esse tipo de casamento, hoje, é muito raro de achar, infelizmente, porque as pessoas, muitas vezes, nem sabem o que é isso”, observou Cristiane.

O que é uma vida amorosa de valor:

O Bispo, então, explanou que, ao contrário do que muitos têm vivido, procurando uma porta de saída de um casamento que faz mal, que tira a paz, onde não tem as necessidades satisfeitas, o casamento de valor supre nossas carências e necessidades.

  • “O casamento de valor é um casamento que supre as nossas carências, ter alguém do seu lado para abraçar e te abraçar (….) supre suas necessidades físicas e emocionais, de sentir, de rir juntos e fazer o outro rir, dar força (…) até as necessidades intelectuais, de ter conversas que estimulem, os assuntos batem e a conversa flui (…) Isso é um casamento de valor, que Deus criou para que os dois juntos possam valer muito mais do que individualmente.”

Além disso, algumas pessoas pensam que ter um casamento de valor é uma questão de sorte.

  • “E não é. Isso é uma desculpa muito confortável porque ela te exime de responsabilidade, de trabalho (…) O casamento feliz é fruto de trabalho, investimento, reeducação amorosa, para que você entenda aquilo que você faz e que tira o valor, e também o que faz que agrega valor à relação”, acrescentou o Bispo.

Como isso se aplica aos solteiros:

O solteiro de valor é aquele que vai agregar à vida de outra pessoa. Está bem resolvido emocionalmente e na sua vida de forma geral. Às vezes, o solteiro não tem uma vida amorosa de valor porque ainda não cuidou de si.

  • “O solteiro que tem valor ele não está precisando (ser resgatado), ele tem o que dar, o que fazer pela outra pessoa (…) A gente vê que aquela pessoa se ama, sabe servir, é agradável, está curada, não tem traumas, complexos, não está querendo preencher um vazio na vida dela com alguém, ela está bem. Essa é a diferença. Por isso que alguns solteiros sofrem tanto, porque não estão bem (…) Estamos querendo te despertar para isso (…) se você sabe o que você quer, então, vai trabalhar para isso”, comentou Cristiane.
  • “Antes de pensar em entrar num relacionamento você tem que estar bem resolvido com relacionamentos passados que terminaram, resolvido com traumas e carências que, talvez, traga dentro de você. É muito mais do que ser um bom partido. O bom mesmo é estar completo. Isso que é a reconstrução do eu. Quando você está reconstruído, não está mais partido, está inteiro, está bem sozinho. Então, é uma coisa natural encontrar uma pessoa que vai agregar valor e vocês dois vão ter um casamento de valor”, disse o Bispo.

Por que tão poucos conseguem isso: 

O Bispo Renato relatou que a maioria de nós aprendemos quando crianças, ao ouvir doa pais e até mesmo dos professores, que o nosso valor estaria na busca, por exemplo, pelo sucesso financeiro. Então, hoje, muitos não têm uma vida amorosa de valor porque nunca aprenderam a importância disso.

“E não estou dizendo que isso é errado. Mas não exclusivamente. Se você aprende que o sucesso na vida se resume a ter uma boa renda, ter conforto material, logo, onde vai ficar a sua vida amorosa? Ela vai ficar para trás (…) Então, você cresce e vai colocar seu empenho em ganhar dinheiro porque você atribui valor a isso (…) você não aprende a valorizar a vida amorosa (…) Você que quer uma vida amorosa de valor, tem que entender essa verdade sobre a vida: você só vai ter aquilo que valoriza. Se não valoriza, nunca vai conquistar. E se tiver, mas não valorizar, vai perder. Isso é uma lição da vida que se aplica para casamento e para tudo na sua vida”.

O que podemos concluir:

As pessoas têm que investir na sua vida amorosa para ter uma de valor.

  • “As pessoas investem em muitas coisas, mas com a vida amorosa pensam que vai funcionar sem precisar fazer nada. Porque pensam assim ‘é só amar’. Mas você precisa aprender a amar. Ver se está em condições e se consegue amar (…) tem que investir no amor, tem que conhecer, tem que valorizar essa área da sua vida. E valorizar uma coisa é você dar atenção (…) A gente investe na Palavra de Deus, porque tem muita importância e muito valor para nós. A mesma coisa é com a vida amorosa: você separa tempo para isso, diz ‘não’ para outras coisas para cuidar disso”, pontuou Cristiane.
  • “Para ter uma vida amorosa de valor, você tem que valorizar. E quem valoriza, coloca esforço, não mede sacrifícios, protege, guarda, coloca isso acima de outras coisas. Nós tivemos que colocar nós dois acima do ‘eu’, muitas vezes (…) se eu dou valor ao ‘nós’, então, eu tenho que ficar em segundo plano (quero dizer o egoísmo, aquilo que quero para meu benefício, mas não é o melhor para nós dois)”, completou o Bispo.

“Reconstrução do Eu” na Terapia do Amor:

Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, às 7h, 10h, 12h e 15h na Catedral do Brás, na Av. Celso Garcia, 499. E às 20h, especialmente, no Templo de Salomão. Saiba o horário e endereço em outras localidades, clicando aqui.

E não perca, na próxima quinta-feira (6 de abril), a quarta aula da 3ª fase do curso “Reconstrução do Eu 2.0” — uma série de palestras especiais para quem deseja se livrar das dores do passado e criar uma base certa para ser feliz na vida amorosa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock e Reprodução