O coração é o maior inimigo da fé inteligente

Não adianta saber a Vontade de Deus e não ter coragem para praticá-la.
Jesus, quando foi tentado no deserto, foi levado por satanás a um lugar muito alto e ouviu dele: “está vendo toda grandeza, toda beleza, toda riqueza? Tudo isso é meu e tudo isso te darei se tão-somente prostrado me adorares.”

Mas Jesus não iria deixar a glória que Ele carregava consigo, quando ouviu a Voz dos céus lhe dizer: “Tu és Meu Filho amado em quem Eu tenho prazer”, ao ser batizado nas águas e receber o Espírito Santo. Da mesma forma isso precisa acontecer com você.

Se Deus não tem prazer na morte dos perversos e dos maus, Ele não tem prazer também no seu sofrimento e na sua dor. Deus sofre com os que sofrem, mas Ele não pode transgredir a vontade da pessoa. Você pode ser escrava do diabo, mas a sua vontade permanece sendo sua e é soberana. É um poder que você carrega e, se você determina para quem o estiver ouvindo – seja satanás, seja Deus, seja os anjos, seja o mundo –, dizendo: “eu não aceito mais essa situação e aceito o que o Senhor Jesus me oferece”, Ele estará vendo cada passo da sua vida.

Em Jeremias 17.9, Deus diz: “enganoso é o coração mais do que todas as coisas”, ou seja, o coração é o maior inimigo do ser humano. Na mesma passagem, Deus deixa a pergunta: “quem o conhecerá?”

Sendo assim, para que possamos sobreviver na fé e permanecermos salvos até a nossa promoção celestial, temos que vigiar e vencer o coração. A alma, que é o coração, é enganadora, corrupta, perversa, má e quem vai
conhecê-la? Ela está dentro de nós, mas o diabo está do lado de fora nos tentando. Existe a voz dele, mas também existe a Voz de Deus, então, quem vai decidir qual voz ouvir somos nós mesmos.

Portanto use sua sabedoria. Você só precisa de si mesmo para determinar o que você quer, porque a sua vontade é soberana.

imagem do author
Colaborador

Bispo Edir Macedo / Foto: Getty Images