Novo golpe: Inteligência Artificial imita voz para enganar

Como a sabedoria terrena é usada para criar aquilo que é prejudicial à Humanidade. Saiba mais

Imagem de capa - Novo golpe: Inteligência Artificial imita voz para enganar

Golpes financeiros por telefone passaram a contar com a mente de criminosos que enxergaram nos programas de inteligência artificial uma oportunidade para clonar a voz das pessoas.

Atualize-se rapidamente:

  • O golpe financeiro feito por telefone onde criminosos se passam por familiares, amigos e conhecidos da vítima a fim de obter vantagens e realizar transações financeiras fraudulentas, agora conta com ajuda de programas de inteligência artificial.
  • Para enganar o seu alvo com maior facilidade, o golpista clona a voz de familiares e amigos da vítima e, por meio de softwares de inteligência artificial, elaboram diálogos idênticos a voz da pessoa clonada.
  • O programa é capaz de clonar a tonalidade e respiração da pessoa, assim, qualquer frase é capaz de ser transcrita em forma de áudio.
  • A voz falsa é utilizada para criar e espalhar uma história convincente e pedir dinheiro aos parentes da vítima.

Assista à reportagem completa na íntegra do R7, clicando aqui.

Inteligência para o mal:

O diferencial do ser humano em comparação aos demais seres vivos da Terra está na sua inteligência e capacidade de criar. No entanto, assim como muitos usaram desta sabedoria àquilo que é bom, correto e útil, existem aqueles que a utilizam para o que é mal, errado e inútil.

Desta forma, apesar de estarmos aptos a escolher de que maneira iremos usar a nossa mente e inteligência, existem muitos que se veem incapaz de usá-las para aquilo que é bom e, sem medir esforços, se entregam à sabedoria “terrena, animal e diabólica” (Tiago 3.15) existente neste mundo.

Sabedoria do Alto:

Em paralelo com tal sabedoria, que dá luz às ações do mal, Deus concede a Sua sabedoria àqueles que a buscam. Uma sabedoria pura e que produz bons frutos sem nenhum engano ou fingimento, que além de nos encaminhar àquilo que é correto e justo aos olhos do Altíssimo também nos ajuda a ter uma visão ampla de nossa vida, explica o Bispo Renato Cardoso:

  • “Cada dia nasce um novo golpe, um esquema diferente. O que está por traz dos golpes? A mente diabólica. Mas a sabedoria de Deus nos dá a capacidade de subir, nos ajuda a ter uma visão mais ampla das coisas […] a melhor coisa é você viver no alto, debaixo do plano, da sabedoria de Deus”.

A sabedoria que vem do Alto não alcança apenas privilegiados, Deus a concede a todos. Se você deseja ter essa sabedoria peça-a a Ele e decida viver por meio dela.

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente (Tiago 1.5)

  • Saiba mais sobre o tema, assista à reflexão completa (clique aqui)
imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: iStock