Não há felicidade sem estabilidade

Na palestra desta quinta-feira (23), Renato e Cristiane Cardoso deram continuidade a segunda fase da Reconstrução do Eu

Imagem de capa - Não há felicidade sem estabilidade

“O alicerce é o que dá estabilidade numa construção”, afirmou Renato Cardoso ao dar início à palestra desta quinta-feira (23), no Templo de Salomão.

  • “Ninguém constrói algo do chão para cima. Você tem que cavar para construir o alicerce, porque a casa estará sujeita às intempéries, frio, chuva, tremor de terra, etc. E a única coisa que vai garantir que a casa continuará de pé é o alicerce”.

Por que é importante:

De acordo com o palestrante, muitas pessoas não entendem que não existe um “eu” feliz se ele não for estável.  Da mesma forma, um casamento para ser feliz tem que haver estabilidade. E não se trata de estabilidade financeira, mas a emocional, mental, espiritual e de caráter.

Como saber se o seu “eu” não é instável:

Quando o caráter não está construído sobre um alicerce forte a pessoa que está ao seu lado não sabe o que esperar de você. E caráter é o que um casamento precisa mais do que qualquer outra coisa.

  • Cristiane Cardoso destaca que quando você não tem aquilo que as pessoas dizem que você precisa para ser feliz, mas mesmo assim você está bem, significa que você não é uma pessoa instável, que depende de fatores externos.
  • “A pessoa instável no caráter ela depende da situação. Ela sabe, por exemplo, que falar a verdade é o correto, mas dependendo da situação ela mente. Ela muda muito de acordo com o que está acontecendo. Tem gente que é tão instável no humor dela que se chove ela fica triste”, observa.

Cristiane acrescenta ainda que a pessoa instável se torna muito vulnerável. Daí a razão de tantas pessoas caírem em depressão, terem desejo de suicídio e desistirem de si mesmas. A exemplo daquelas que dizem não querer se casar por causa de uma experiência ruim do passado.

 O alicerce do seu eu:

Você precisa fazer a si mesmo estas perguntas:

  •  Qual tem sido o alicerce do meu eu?
  • Onde eu tenho construído o meu eu?
  • O que é a minha base?

Se você for sincero e verdadeiro nas respostas, elas poderão responder as outras perguntas que você tem feito na sua vida, afirma Renato. Ele acrescenta ainda que dinheiro, sucesso, o marido, a esposa, não podem ser a base da nossa vida, porque se você perder tudo isso, irá desmoronar.

Avalie-se:

Quando a Palavra de Deus é a sua base seu passado pode ter sido horrível, mas você sabe que Deus te dá uma nova base para reconstruir a sua vida.

As pessoas têm uma ideia completamente errada de si mesmas e começam a ter problemas de insegurança, complexo de inferioridade e ficam o tempo todo se comparando com as outras pessoas. Então, olhe para si mesmo e se avalie, aconselha Cristiane.  Pois quando você fica olhando para o erro da outra pessoa, não enxerga o seu próprio erro que muitas vezes está contribuindo para o erro da outra pessoa.

A Palavra de Deus como alicerce:

Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal. Provérbios 1:33

  • “Tire esses alicerces falsos da sua vida, suas emoções, seus achismos, seu passado, e coloque a Palavra de Deus como a sua base. Porque essa Palavra é mais firme que o chão embaixo dos seus pés. O que mantém a terra sobre o nada? É a Palavra”, finaliza, Bispo Renato.

Próxima palestra:

Não perca a próxima aula do curso “A Reconstrução do Eu”, que acontece todas as quintas-feiras, na Terapia do Amor. Participe no Templo de Salomão ou em uma das localidades da Terapia do Amor mais próxima de você. Consulte aqui os endereços.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Reprodução