Liberdade de expressão: existe limite para ela?

Em evento que defendia o tema, jovens manifestantes impedem palestrante de se expressar e destroem bíblia "sem motivo algum". Entenda

No dia 4 de abril, durante evento realizado na Universidade Estadual de Nova York em Albany (SUNY Albany), um grupo de manifestantes impediram o comentarista Ian Haworth de se expressar em sua palestra no Turning Point USA (TPUSA), que defendia a temática sobre a liberdade de expressão. Em meio a mobilização, os jovens também destruíram uma Bíblia “sem motivo algum” aparente.

Entenda:

Durante a manifestação, uma bíblia foi destruída sem nenhum motivo
Durante a manifestação, uma Bíblia foi destruída sem nenhum motivo
  • A palestra realizada pelo conservador Ian Haworth na Universidade Estadual de Nova York, abordava a temática “liberdade de expressão” e a importância do respeito a este direito no campus universitário.
  • O evento passou de uma atividade acadêmica a um episódio caótico quando os alunos que participavam da palestra começaram a insultar Ian com palavrões e palavras que feriam sua honra.
  • Além disso, o palestrante por meio de sua rede social afirmou que, durante a manifestação, a Bíblia que pertencia a um dos alunos que participava do evento foi destruída “sem motivo algum”.
  • Quando os alunos finalmente tomaram o controle da sala onde a palestra acontecia, o evento teve que ser transferido para outro local sob escolta policial e reforço de segurança.

O que ele disse:

  • “Meu argumento: a liberdade de expressão está sendo destruída nos campi universitários. A faculdade é agora onde a liberdade de expressão vai morrer, e precisamos recuar contra esses touros — com tudo o que temos. Não deixe a minoria furiosa intimidar as pessoas até o silêncio”, disse Haworth em suas redes após o acontecido.

Leia também: Querem te calar em nome da liberdade

Por que isso acontece:

A liberdade de expressão é um direito básico concedido em uma sociedade democrática, ou seja, onde diferentes formas de se expressar trabalham em conjunto. Assim, quando um indivíduo não tem a liberdade em expressar a sua opinião, não existe democracia.

O tema também abordado no programa Fala Que Eu Te Escuto, exibido pela Record TV, trouxe em discussão os limites da liberdade de expressão.

O cientista político Marcelo Di Giuseppe, ouvido pelo programa, explicou como cada pessoa tem o direito de falar o que pensar, assim como deve ter responsabilidade sobre tudo o que diz, publica ou defende. Ele conta também que “se a liberdade de expressão de uma pessoa chega ao ponto de ofender alguém ou infringir uma legislação, deixa de ser um direito para se tornar um crime”.

 

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: iStock / Reprodução Twitter (@ighaworth)