Já se vacinou contra a gripe?

Durante o outono e o inverno é comum que ocorra aumento dos casos da doença. Por isso, é importante estar atento aos sintomas e, principalmente, imunizado

Imagem de capa - Já se vacinou contra a gripe?

Num dia você está esbanjando saúde, mas, no outro, sente dores no corpo, cefaleia, perde o apetite e abruptamente é acometido por febre, mal-estar incapacitante, dor de garganta, tosse e secreção. Esses sintomas significam que o seu organismo está lutando contra uma doença, ou, como se diz frequentemente, que você ficou “gripado”.

Apesar dos mitos de que choque térmico, banho frio e até sorvete sejam os vilões causadores da enfermidade, a verdade é que a síndrome gripal é causada por um vírus respiratório chamado Influenza e ela requer atenção especial. “A apresentação clínica da doença da Influenza ou gripe é muito ampla. Há desde pacientes assintomáticos até pacientes com quadro muito grave que pode levá-lo à morte. A maioria das pessoas tem sintomas leves e repentinos, mas alguns casos podem evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que gera desconforto respiratório, falta de ar e necessidade de oxigênio”, explica Luiz Alves, infectologista do Hospital Moriah.

Dados do Ministério da Saúde revelam um aumento significativo nos casos da doença registrados no Brasil. Foram 7,2 mil casos em 2021, com 901 óbitos por conta da SRAG causada pela Influenza e, em 2022, os números aumentaram para 12,1 casos de síndrome gripal e 1.612 pessoas morreram. No primeiro trimestre deste ano já foram contabilizados pelo menos 1,3 mil brasileiros infectados, sendo que mais de 80 faleceram.

O combate à Influenza não ocorre somente com o tratamento adequado, mas, principalmente, por meio da imunização, que, como afirma o ditado popular, previne a doença para que não seja necessário remediar. Para isso é fundamental aproveitar a realização da 25ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, que está acontecendo simultaneamente nos 5.570 municípios brasileiros. A expectativa é que 90% do grupo prioritário seja imunizado até 31 de maio.

“É interessante que as pessoas se vacinem para se protegerem de uma doença que pode, eventualmente, evoluir para uma forma grave”, destaca Luiz Alves. Ele ainda lembra que é importante diferenciar a gripe de outras doenças respiratórias, como resfriado: “ambos são doenças respiratórias causadas por vírus, porém o resfriado é uma infecção com sintomas mais brandos, como coriza, congestão nasal, espirro, dor de garganta e tosse leve. A febre, neste caso, não é comum. Já a gripe por Influenza e o covid-19 são mais difíceis de ter os sintomas diferenciados porque eles são mais parecidos”.

Leia o infográfico para obter mais informações sobre a disseminação da Influenza e detalhes da Campanha Nacional de Vacinação.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Arte: Edi Edson