Inteligência Artificial pode contribuir para o aumento da perseguição religiosa

Alguns países já a utilizam para este fim, mas esta realidade pode se tornar pior. Entenda o porquê isso acontece

Ter um dispositivo capacitado a realizar nossas atividades cotidianas – desde as mais simples às mais complexas – era uma das promessas que a tecnologia do “futuro” nos proporcionava. Hoje, o aperfeiçoamento da Inteligência Artificial (IA), não só torna esta ideia em realidade como possibilita que tal tecnologia se assemelhe cada dia mais à Humanidade.

As IA’s estão em todas as partes, e sua rápida evolução tem levantado novas discussões sobre a ética e os limites que devem ser impostos à tecnologia. Isto porque, assim como a tecnologia tem sido utilizada pensando no bem-estar do ser humano, existem aqueles que a utilizam a fim de defender os seus próprios interesses, principalmente entre os extremistas.

Entenda:
  • Com as poderosas ferramentas e o alto nível de alcance das novas inteligências artificiais, alguns países já a utilizam para o monitoramento da população, ainda mais quando cristãos se encontram entre ela.
  • Para o especialista em perseguição religiosa, David Curry, presidente e CEO da Global Christian Relief, organização dedicada aos cristãos perseguidos, regimes repressivos e terroristas podem sentir-se seduzidos a usar da ferramenta contra os cristãos que, no momento, são perseguidos por meio do monitoramento de atividades cristãs, censura de cultos e expressão da fé em público.
  • Além da censura em plataformas digitais, a utilização de programas que facilitam a criação de deep fakes (vídeos falsos criados a partir da inteligência artificial) podem fundamentar informações falsas que favoreçam a perseguição religiosa.
Por que isso acontece:

Desde à época de Jesus, a perseguição contra aqueles que confessam o Seu Nome é uma realidade que cresce a cada dia. E, por isso, Ele advertia: “E odiados de todos sereis por causa do Meu Nome” (Mateus 10.22).

Apesar de não ser muito divulgada, em algumas localidades, a perseguição contra os cristãos é colocada em prática de modo severo, por meio de prisões, violência e até punições brutais levando muitos a morrer pela sua fé. Já em outros locais, a perseguição religiosa acontece de modo sorrateiro, por meio de censura e notícias falsas que visam levar a grande maioria a alimentar o sentimento de ódio entre os seres humanos.

Vá mais a fundo, confira essa matéria exibida no programa Entrelinhas que fala sobre o assunto:

Para aprender mais sobre o fim dos tempos:

A fim de esclarecer os detalhes sobre esse tema, todo os domingos, às 18h, acontece o “Estudo do Apocalipse”.

  • Se deseja aprender mais sobre o assunto e se preparar para os próximos passos da humanidade, participe do Estudo no Templo de Salomão ou em um templo da Universal mais próximo (consulte o endereço aqui).
  • Ou assista os episódios na plataforma de streaming Univer Vídeo.
  • Adquira também o exemplar do livro “A Terra vai pegar fogo, clicando aqui.
imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock e Divulgação