Infidelidade financeira: o que é e por que ela pode destruir o seu relacionamento

O tema foi abordado pelos apresentadores do programa “The Love School - A Escola do Amor”, exibido todos os sábados na Record TV. Confira

Uma pesquisa feita recentemente por uma plataforma de relacionamento mostrou que cerca 40% dos casais cometem infidelidade financeira.

Por que isso é importante:

De acordo com os apresentadores do programa “The Love School – A  Escola do Amor”, Renato e Cristiane Cardoso, isso acontece porque hoje vivemos uma crise de desconfiança. As pessoas não confiam mais umas nas outras, então, não acreditam que o relacionamento possa durar para sempre e, por isso, tentam se precaver para quando ele chegar ao fim.

A traição pode ser física e/ou financeira:

Eles destacam que as pessoas tendem a relacionar a traição apenas ao aspecto sexual, no entanto, em muitos casos antes da traição física acontece a financeira. Ou, em alguns casos, existe a fidelidade conjugal, mas falta a financeira.

  • A traição financeira é um dos principais sinais de que a relação está caminhando para um fim, para uma separação efetiva.
  • Muitas pessoas não veem desta forma porque têm um conceito errado em relação ao dinheiro, ambos veem o dinheiro como algo pessoal.
  • Tanto os casais ricos como os mais pobres podem ter discórdia com relação ao uso do dinheiro, porque a forma de lidar com o dinheiro é reflexo de muitas condições, pensamentos, princípios, opiniões e visão de mundo que está dentro da pessoa.

Algumas das razões mais comuns da infidelidade financeira:

Dívidas – Um dos parceiros já entra no casamento com dívida e não fala para o outro, ou contrai uma dívida durante o casamento para tentar resolver um problema e não comunica o parceiro. “Preste atenção, em um casamento não se faz dívida sem consultar o parceiro, de preferência não faça, mesmo consultando, mas se tem que fazer, o outro tem no mínimo o direito de opinar”, orienta Renato.

Ajuda para parentes – Muitas vezes o cônjuge não concorda que o outro fique ajudando a família financeiramente, então para evitar uma briga acabam ajudando sem falar para o cônjuge. Então, é obvio que isso vai causar problema. Os professores destacam que é importante entender que assim como você quer ajudar a sua família quando ela precisar o outro também quer. Mas isso deve ser feito dentro dos limites, sem prejudicar o casal. “Não pode se deixar levar pelo emocional, porque o problema é que, as vezes, a pessoa quer ajudar além das suas condições. Tem que haver bom senso.”

Vícios – A pessoa gasta o dinheiro com os vícios que, pode ser,  desde o uso de drogas, jogos de azar, até a compulsão em gastar. Então são dois problemas juntos, os vícios e a traição financeira.

Gastos particulares – O ideal é que haja um acordo prévio entre os dois para que gastos até um determinado valor não ser necessário avisar ou pedir. Porém, muitos casais falham nesse ponto, ou são rígidos demais ou deixam a coisa solta e não conversam a respeito.

  • “Dificilmente a traição financeira é sobre o dinheiro, normalmente a traição financeira é reflexo de um problema mais profundo que está dentro da pessoa e dentro do relacionamento, mas ela não reconhece e nem faz nada a respeito. Pode ser uma insegurança, o medo, uma necessidade de ostentação, de querer mostrar algo a alguém ou para si mesmo.

Os que diz a especialista em Educação Financeira:

De acordo com Mari Ferreira, especialista em Educação Financeira, os principais problemas trazidos pelos casais são:

  • Desorganização financeira
  • Falta de planejamento
  • Falta de diálogo

Segundo ela, um dos maiores problemas é o fato de haver segredos demais. Ou seja, um não conta de uma dívida que tem,  o outro faz compras escondido, etc.

Infidelidade financeira destrói a confiança e as finanças:

Quando você trai o seu parceiro com qualquer uma dessas atitudes que mencionamos  acima, você quebra a confiança dele em você. E essa quebra de confiança se espalha para as outras áreas, porque uma pessoa que mente para o parceiro, suscita no outro a pergunta: o que mais ele (a) está me escondendo? Isso é como uma bomba no relacionamento, alertam os apresentadores.

Como resolver o problema:

A chave é reconstruir a confiança com:

  1. Transparência – Ela é a base da confiança, enquanto houver segredos não pode haver confiança. Por isso, por pior que seja a verdade, ela sempre será a melhor opção para o seu relacionamento.
  2. Empenho – Entrem em acordo de como será daqui para frente. Vocês vão compartilhar as senhas um com o outro, terão acesso as informações financeiras um do outro, irão conversar sobre os gastos, farão um orçamento para estarem alinhados sobre os objetivos financeiros, onde querem chegar financeiramente a curto, médio e longo prazo.

Clique aqui e aprenda como criar uma planilha  de orçamento familiar.

Acompanhe o  programa “The Love School – A Escola do Amor”, todos os sábados, ao meio-dia, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: iStock