Ele se achava o sabe-tudo do amor

Depois de um passado repleto de amantes, Reinaldo Marins queria viver um romance com Valessa Marins com base em suas crenças, mas ela mostrou um novo caminho a ele

Imagem de capa - Ele se achava o sabe-tudo do amor

Em Alcântara, bairro de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, vive o casal Reinaldo Jefferson Siqueira Marins, de 40 anos, que é vendedor, e Valessa da Silva Santana Marins, de 43 anos, que atua como ajudante de cozinha. Juntos, eles superaram o passado de erros e conflitos dos relacionamentos anteriores.

Reinaldo afirma que se considerava um “expert” quando o assunto era relacionamentos ou, na verdade, “mulheres”. Ele conta que teve três relacionamentos sérios, mas sua vida estava do avesso: “eu era gerente do tráfico e morava com uma pessoa. No entanto eu tinha oito amantes e isso era algo normal para mim. Apesar das brigas e das promessas de que largaria aquelas mulheres, eu não mudava. Até que fui preso. Nesse momento todas as mulheres sumiram, exceto minha companheira. Então, entendi que quantidade não é qualidade, mas, mesmo assim, continuei traindo minha companheira quando saí da cadeia, até que fiquei sozinho”.

Ele chegou à Universal em 2018, em busca de uma mudança de vida. Na época, a mãe e a irmã dele já frequentavam a igreja e sempre oravam por ele. Ele afirma que conseguiu abandonar o tráfico e se batizou nas águas, mas continuava com algumas atitudes contrárias à Palavra de Deus.

Em 2020, Reinaldo conheceu Valessa graças a amigos em comum. Ela, que já frequentava a Universal, conta que também tinha um passado de sofrimento no amor. “Fiquei afastada da Fé e vivi três relacionamentos malsucedidos, com traições e até agressões. Retornei à Universal em razão de uma traição que sofri. Costumo dizer que foi a melhor traição que poderia ter acontecido, porque me voltei para o Senhor Jesus”, diz.

CURTIDAS PARA OUTRAS MULHERES
Depois de muita conversa, Reinaldo e Valessa começaram a namorar. Ela relata que, a partir daí, os “corações” passaram a ser motivo de guerra entre eles: ele deixava corações em fotos de outras mulheres nas redes sociais (as famosas curtidas). “Ele achava que conversar com mulheres e mandar corações nas fotos era algo normal e por causa disso tivemos discussões. Então eu o intimei a participar da Terapia do Amor e, caso ele não aceitasse, seria o fim do namoro”, descreve.

Reinaldo conta que participava de todas as reuniões da Universal, menos da Terapia do Amor. “Era a única reunião a que eu não ia, pois achava que sabia tudo sobre o amor”, diz. “Fui à Terapia para confrontar a palavra do pastor e ficava procurando defeitos na pregação. Tentei por cinco semanas consecutivas e nada.”

Foi então que os ensinamentos começaram a fazer sentido para ele e foram colocados em prática. “Precisei mudar minhas atitudes radicalmente. Entendi que homem não tem amizade com mulher e vice-versa. Aprendi que, depois da minha vida com Deus, a prioridade deve ser minha companheira”, reforça.

Valessa conta que também precisou mudar para não cometer os mesmos erros do passado. “Aprendi a ouvir mais, pois nos relacionamentos anteriores levava tudo a ferro e fogo. Nós temos diálogo, compreensão e nos colocamos um no lugar do outro”, destaca.

E, assim, com respeito e diálogo, o amor deles se fortaleceu e cresceu. Eles selaram a união no Altar de Deus na Universal em 22 de janeiro de 2022. Valessa se recorda do grande dia: “Jesus me apresentou um homem de Deus e a bênção do Altar não poderia faltar. Foi tudo lindo e principalmente abençoado”.

Reinaldo também fala da data: “foi o dia mais importante da minha vida, pois tive certeza que estava fazendo a coisa certa. Me casar no Altar representou a aprovação de Deus”, finaliza.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Cedidas