Como as redes sociais influenciam a busca pela perfeição

Novo filtro levanta novas discussões sobre o crescimento de cirurgias plásticas e distúrbios de imagem

Um novo filtro de uma rede social levanta novas discussões sobre o crescimento de cirurgias plásticas e distúrbios de imagem. Isto porque a ferramenta é capaz de transformar o rosto de quem a utiliza em uma “imagem de modelo”.

Por que é importante:

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), cerca de 1.306.962 intervenções cirúrgicas estéticas foram realizadas no Brasil já em 2023.

Além dos procedimentos estéticos, cerca de 4 milhões de brasileiros sofrem com transtorno dismórfico corporal, segundo a Brazilian Association of Plastic Surgeons (BAPS). O distúrbio é responsável por criar um foco obsessivo em determinadas características que a pessoa julga como “inadequada”, perdendo a capacidade de reconhecer a real beleza de seu corpo.

Veja também: TE DESAFIO A SER DIFERENTE, SE TIVER CORAGEM!

Descobrindo a sua imagem:

Em uma época onde a estética é colocada acima dos valores que realmente tornam uma pessoa bela (caráter), a busca pela perfeição faz com que muitas se sujeitem a mudanças irreversíveis em seu corpo em nome da moda – e, na maioria da vezes, não se sentem satisfeitas.

A colunista Núbia Siqueira, em seu blog, explica que a verdadeira beleza que torna uma pessoa especial não vem apenas das características físicas: “Se a beleza física fosse o critério mais importante, do ponto de vista espiritual (que é o REAL), Davi não seria rei de Israel […] Ester também não foi escolhida por Assuero para ser rainha do império persa por sua beleza física ou enfeites. A força do seu caráter e pureza fizeram dela a mulher mais deslumbrante do harém”.

Não significa que é necessário esquecer do cuidado e zelo consigo mesma, porém, olhando pela perspectiva de Deus, a aparência não é tudo o que mais importa na vida e não vale todo o seu sacrifício apenas para manter uma boa imagem à sociedade. Cada pessoa é especial em suas diferenças.

‘Tenhamos em alta prioridade os valores, pois eles não envelhecem, não enrugam e não embotam”, finaliza Núbia.

“Não considere a sua aparência nem sua altura (…). O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (1 Samuel 16:7)

Vá mais a fundo:

No Univer Vídeo, todas as segundas e sextas-feiras, ao vivo, às 8h, Cristiane Cardoso realiza meditações na Palavra de Deus que falam sobre a importância de cuidar do interior e ser melhor para Deus. Clique aqui e assine para não perder nenhuma meditação.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock