Calor extremo na Europa e risco alimentar: alertas para a humanidade

O que o cenário atual pelo mundo pode nos dizer sobre o perigo que avança sobre as pessoas?

O cenário atual aponta para o fim dos tempos descrito pela Bíblia. As medidas adotadas pelos governos no contexto da pandemia da COVID-19 paralisou a economia mundial, fez com que os Bancos Centrais precisassem intervir e isso aumentou a pressão inflacionária pelo mundo. O quadro piorou com a guerra na Ucrânia. E, agora, o clima parece estar mais instável do que nos últimos anos. Tudo isso também afeta a produção de alimentos.

Atualize-se rapidamente:

  • A Europa enfrenta um aquecimento histórico, com temperaturas marcando entre 30ºC e 40ºC. Este ano, no Reino Unido, a temperatura foi superior ao recorde de 38,7ºC, registrado em 2019, no Jardim Botânico Cambridge. Espanha, França e Portugal registraram diversos incêndios florestais e alertas de perigo. No dia 20 de julho, Portugal confirmou mais de mil mortes por causa do clima. Um artigo publicado em outubro de 2021, na Nature Communications, aposta na redução da produção econômica na Europa com o calor extremo.
  • Segundo Qu Dongyu, diretor-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura (FAO), o desperdício de alimentos poderia alimentar 1,26 bilhão de pessoas por ano. Ele, ainda, alerta para a escassez de alimentos por causa do contexto atual. Em 2021, ocorreu um aumento de 46 milhões de pessoas afetadas pela fome, em comparação com 2020. Ele acredita que o mundo retrocedeu nos esforços para eliminar a fome, a desnutrição e garantir a segurança alimentar.

Nas entrelinhas:

  • A Bíblia sempre fez um alerta para o cenário de fome, alterações climáticas, destruições e violências que acompanharia os últimos tempos do mundo que conhecemos. Não é uma questão de sensacionalismo ou de “torcer pelo pior”, mas o que estamos vendo são as consequências do afastamento da humanidade com relação a Deus.
  • No capítulo 6, de Apocalipse, é descrita uma sequência de “cavalos” que surgem no fim da humanidade. O “cavalo”, na verdade, é um símbolo para a força e a velocidade com que as destruições acontecerão, quando o anticristo (um líder mundial, que estará a serviço do mal) se manifestar na Terra.
  • “Como consequência das guerras trazidas pelo cavaleiro do cavalo vermelho, o terceiro selo liberta o cavaleiro do cavalo preto, trazendo a fome”, explica o Bispo Renato Cardoso, no livro “A Terra Vai Pegar Fogo“. “A economia mundial irá mudar. A inflação aumentará assustadoramente e a moeda se desvalorizará”.
  • O Bispo continua: “A essa altura, você já deve ter percebido que não adianta apenas frequentar uma igreja, guardar tradições religiosas e conhecer versículos bíblicos. Assim como os nutrientes são metabolizados e passam a fazer parte do corpo de quem os ingere, é preciso viver a Palavra de Deus dia após dia para que ela faça parte do seu ser. Quão importante tem sido a Palavra de Deus em sua vida? Quanto de seu tempo você gasta com ela? Tem se alimentado dela?”

Saiba mais:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock