Café e Inclusão: Emprego Apoiado é tema de evento realizado pela ABADS

A palestra reuniu especialistas e voluntários pela inclusão de PCD's ou pessoas com espectro autista no mercado de trabalho. Confira

Imagem de capa - Café e Inclusão: Emprego Apoiado é tema de evento realizado pela ABADS

Nesta sexta-feira, dia 14 de abril, a ABADS (Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social) protagonizou o evento Café e Inclusão. O evento, que teve como tema “Emprego Apoiado sob perspectiva das políticas públicas e os desafios de 2023”, aconteceu na sede do instituto, localizado na capital paulista, e reuniu especialistas, autoridades políticas, representantes de institutos parceiros, voluntários e pessoas interessadas em contribuir com a causa. O objetivo foi promover a maior conscientização sobre a inclusão de pessoas com deficiência intelectual ou espectro autista no mercado de trabalho

Em detalhes:

O café especial, além de reunir pessoas com um mesmo princípio, trouxe o conhecimento e o debate de soluções para uma questão tão importante à construção de uma sociedade para todos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência física ou intelectual no Brasil, que sofrem os impactos de ambiente profissional competitivo.

Presente no evento, Alexandre Betti (foto ao lado), consultor do Emprego Apoiado, explica como estender o assunto ao público é relevante para aumentar o número de pessoas inseridas no projeto: “é preciso muita divulgação para que realmente os usuários e seus familiares saibam da existência disso ou da não existência do volume e dimensão que precisaria ser”.

O Dr. José Carlos do Carmo (Dr. Kal), Coordenador Estadual do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de Trabalho da SRTE/SP, também palestrou sobre o assunto.

Já Victor Martinez, supervisor do Serviço de Inclusão Profissional e Longevidade no Instituto Jô Clemente, também presente no evento, contou como a iniciativa possibilita a formação de uma sociedade melhor a todos os envolvidos: “o principal foco desse evento é tonar a sociedade mais diversa, mais inclusiva, de uma forma que a convivência tenha mais qualidade”.

O que é o Emprego Apoiado:

É uma iniciativa que visa inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho de forma colaborativa, criando ambientes inclusivos com igualdade de oportunidades. Por meio do planejamento e do apoio, o método utiliza de ferramentas e análises personalizadas que valorizam as habilidades e o diferencial de cada pessoa com deficiência (PCD).

Mais projetos:

A deputada federal Maria Rosas (Republicanos), que esteve presente no Café e Inclusão e que também é autora do projeto Emprego Apoiado aprovado na Câmara, conta como a iniciativa contribui com a causa: “com a aprovação desse projeto, a gente consegue regulamentar a profissão do consultor de emprego apoiado, consegue dar visibilidade para políticas públicas e conseguimos fazer com que as pessoas com deficiência tenham oportunidades iguais de estar no mercado de trabalho”.

Ela que também já foi presidente da ABADS durante cinco anos, expressa a sua satisfação em acompanhar a evolução do trabalho realizado: “eu fico muito feliz porque o mais importante é a causa, é a gente chegar até as pessoas com deficiência para que elas tenham de fato a valorização e respeito que merecem”.

Planejando sonhos:

A ABADS, presidida atualmente por Rose Amorim (terceira da esq. p/dir.), é pioneira em iniciativas que contribuem para que inúmeras pessoas com deficiência sejam inseridas no meio profissional de forma que os seus valores sejam colocados em destaque. O trabalho que exige união e disposição dos envolvidos já gerou muitos resultados, além de realizar sonhos compartilhados por aqueles que acreditam na inclusão.

“Para a gente, quanto consultor, é uma coisa que fala da eficácia da metodologia, porque a gente constrói com eles esse projeto de vida”, conta a coordenadora e consultora do projeto Emprego Apoiado na ABADS, Vicentina Franco (segunda da esq. p/dir.). “Hoje, o mais importante é que as pessoas e empresas estejam abertas a receber pessoas com deficiência. eles entendem, se comprometem com essa responsabilidade de trabalho”, finaliza.

Saiba mais:

  • Para saber mais sobre o projeto Emprego Apoiado ou outras ações realizadas pela ABADS, acesse empregoapoiado@abads.org.br
  • Para contribuir com a instituição por meio de suas doações, clique aqui.

 

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: Guilherme Branco