Bíblia se torna patrimônio cultural e imaterial de Goiânia

O projeto aprovado é de autoria do vereador Isaías Ribeiro (Republicanos). Entenda

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na quarta-feira (19) o projeto (nº 250/2022 ) de autoria do vereador Isaías Ribeiro (Republicanos), que declara a Bíblia Sagrada como patrimônio cultural e imaterial no município de Goiânia.

Por que isso importa:
  • A Bíblia é o livro mais lido no mundo
  • Possui 4 bilhões de exemplares vendidos 
  • 1º lugar no ranking dos livros mais vendidos há mais de 50 anos
  • Já foi traduzida para quase três mil idiomas
  • Estima-se que mais de 3,9 bilhões de exemplares tenham sido vendidos no mundo

*Informações fornecidas pela Sociedade Bíblica do Brasil 

O que analisar:

A Bíblia é a própria Palavra de Deus na terra e leva a mensagem de fé e esperança ao mundo. Ao se tornar patrimônio imaterial é reconhecido seu valor único e durabilidade representativa para a cidade de Goiânia

“A Bíblia é uma obra de excelso valor histórico e que ultrapassa o mero aspecto religioso, pois em seu interior existe o registro de várias pessoas, em diversos lugares, em contextos diversos, e que estudiosos acreditam que tenha sido escrita ao longo de um período de 1.600 anos por cerca de 40 homens inspirados por Deus, das mais diversas profissões, origens culturais e classes sociais”, afirma o vereador.

Em outras cidades:

Projetos semelhantes também tornaram a Bíblia Patrimônio Cultural e Imaterial na Bahia (Lei n° 13.545), no Rio de Janeiro (Lei n° 9.177) e agora em Goiânia (Lei n° 3.655).

 

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock