2 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Familiares e instituições trabalham e lutam, constantemente, em prol dos direitos de inclusão. Saiba mais detalhes

Imagem de capa - 2 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O dia 2 de abril é celebrado como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, a data é muito relevante principalmente para abordar, discutir e conscientizar sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), condição que afeta a comunicação e a interação social de uma pessoa.

Importante ressaltar que o autismo é um espectro, o que significa que em cada pessoa ele se apresenta de forma específica. Isso esclarece por que alguns levam a vida de modo funcional e outros precisam lidar com limitações. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que 1% da população mundial (cerca de 70 milhões de pessoas) tenha TEA.

O que podemos falar sobre o Brasil:

  • No Brasil, por exemplo, ainda não há dados oficiais para enumerar os casos de autismo. Estima-se que 2 milhões tenham o transtorno do espectro autista no País.
  • Contudo, pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pode incluir no Censo Demográfico de 2022 as especificidades inerentes ao TEA. O que ajuda a determinar quantas pessoas no Brasil apresentam esse transtorno e como elas estão distribuídas pelo território.
  • Esta conquista, garantida pela Lei 13.861/2019, é muito importante. Com os dados oficiais coletados, será possível direcionar políticas públicas e recursos aos diagnosticados.
  • Ademais, a Lei 13.977/2020 institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O documento garante atenção integral, pronto atendimento e prioridade nos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Conheça detalhes de ações da sociedade:

Familiares e instituições trabalham e lutam constantemente em prol dos direitos de inclusão, também para que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a terapias, as quais podem ser decisivas ao desenvolvimento do autista.

A exemplo da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS), organização sem fins lucrativos que desde 1952 atende crianças, jovens e adultos portadores de síndrome de Down, autismo e outras necessidades.

  • No ano de 2023, a União Nacional das Igrejas e Pastores Evangélicos (UNIGREJAS) e a ABADS realizaram uma palestra de Educação Bíblica Inclusiva, com o intuito de ensinar os participantes a se comunicar e acolher crianças com deficiência intelectual e com transtorno do espectro autista. Centenas de pessoas de diversas localidades do Brasil participaram do encontro. A palestra foi ministrada pela coordenadora clínica da ABADS. Confira aqui como foi.
  • Em 2022, a ABADS recebeu o lançamento do livro “Autismo – Entender é a chave para amar”. De autoria de Josi Boccoli, a obra conta a experiência dela com o filho Gabriel, diagnosticado com autismo ao receber a avaliação médica na Associação. Você pode adquirir o seu exemplar do livro por meio da loja virtual Arca Center, clicando aqui. Conheça também mais sobre esse trabalho desenvolvido na ABADS e apoie a instituição. Acesse o site ou a página oficial da Associação nas redes sociais.
imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock