thumb do blog Mitos e Verdades
thumb do blog Mitos e Verdades

Falso: Renato e Cristiane Cardoso “entram em conflito” durante live

Imagem de capa - Falso: Renato e Cristiane Cardoso “entram em conflito” durante live

Mito: O site de fofocas “TV Foco” publicou, há alguns dias, um texto com o título “Genro de Edir Macedo entra em conflito com a mulher, a destrói ao vivo e anuncia decisão: ‘melhor a gente encerrar’”.

De acordo com a matéria, ao responder a pergunta de uma internauta, o Bispo Renato Cardoso teria exposto “uma situação inusitada sobre o seu casamento com Cristiane”.

“Expondo mágoa da esposa, o pastor (sic) de família continuou expondo a esposa ao vivo e roubou a cena ao escancarar verdade sobre a vida do casal, que era considerada perfeita por muitas pessoas”, relata o texto.

Verdade: O tal “conflito” que o site menciona era, na verdade, uma transmissão ao vivo pela Internet, uma live do programa de aconselhamento de casais “The Love School’, que tem Renato e Cristiane Cardoso como apresentadores, ocorrida em 20/5. Na dinâmica da apresentação, o casal se utilizou das próprias experiências para ensinar como aprimorar os relacionamentos amorosos. Nada além disso.

Uma simples busca na internet sobre o “TV Foco” basta para revelar que se trata de um site especializado em criar fake news para atrair leitores.

A fraude funciona assim: o site captura reportagens alheias sem o devido crédito — o que também pode ser chamado de plágio. Depois, produz textos (de péssima qualidade) que quase sempre ultrapassam o limite dos fatos, criando peças mentirosas, com o único propósito de atrair os cliques dos leitores. Esta prática tem o nome de clickbait, ou “caça-clique”.

Quanto mais enganoso, espalhafatoso e difamatório é o conteúdo publicado, mais pessoas clicam nas notícias mentirosas, mais visibilidade o “TV Foco” ganha na Internet, em sites como o Google e o Google Notícias e nas redes sociais. Com maior relevância, vêm mais cliques e mais dinheiro, uma vez que o site é remunerado pelo número de vezes que os anúncios publicados nele são vistos.

Com essa prática sem qualquer ética, Aaron Tura, o dono do site, vai enriquecendo enquanto difama inúmeras pessoas públicas, empresas e instituições, porque sempre haverá quem consuma esse tipo de conteúdo que produz. Na Imprensa, há relato de que os rendimentos dele chegam a R$ 100 mil por mês.

Mas, desta vez, Aaron Tura também responderá na Justiça pelo crime que cometeu contra a honra de Renato e Cristiane Cardoso.

Aqueles que vivem a fé e os que têm compromisso com a ética, a verdade e o caráter, não podem dar atenção a um site que tem compromisso apenas com a mentira.

imagem do author
Colaborador

UNIcom