thumb do blog Mitos e Verdades
thumb do blog Mitos e Verdades

Falso: Bispo Macedo anuncia “água que cura coronavírus” em grupo do WhatsApp

Imagem de capa - Falso: Bispo Macedo anuncia “água que cura coronavírus” em grupo do WhatsApp

Mito​: Um perfil anônimo no Twitter publicou imagens com troca de mensagens que, supostamente, seriam do Bispo Edir Macedo, pastores e outras pessoas qualificadas como “irmão” ou “irmã”.

Nessas mensagens, o Bispo Macedo teria afirmado que seria disponibilizada “a água que cura o coronavírus, [no] valor de 2 mil reais”. Ainda segundo a reprodução, “quem não é irmão não terá direito a (sic) água”.

Alguém identificado como Pastor Diego teria se oferecido para intermediar a venda da tal água para as pessoas do tal grupo.

Verdade​: Trata-se da reedição de uma ​fake news que já circulou pelas redes sociais, logo no início da epidemia da Covid-19 no Brasil.

As imagens do tal grupo no WhatsApp são uma fraude grosseira. Jamais esse tipo de troca de mensagem partiria do Bispo Macedo, ou de qualquer oficial da Igreja Universal do Reino de Deus. O conteúdo absurdo desse diálogo inventado pretende, mais uma vez, incitar o ódio religioso contra mais de 7 milhões de adeptos da Universal no país.

Além disso, quem conhece a Universal sabe que o tratamento “irmão” ou “irmã” — repetido inúmeras vezes nas supostas conversas — não é utilizado por bispos e pastores, e tampouco entre os fiéis e simpatizantes da Igreja.

Serão tomadas as medidas legais cabíveis contra os responsáveis.

imagem do author
Colaborador

UNIcom