thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

POR QUE TODOS OS RIOS SÃO TORTOS?

Embora nem sempre o caminho mais fácil seja o melhor caminho, esteja ciente de que encontrará dificuldades ao longo da sua trajetória de vida

Com certeza, você já percebeu que todos os rios são tortos. Porque a água sempre escolhe o caminho mais fácil. Então, se a água encontra uma rocha, ela não passa por cima da rocha, ela vai pelo lado. Ora, isso traz uma lição para todos nós. Se você se pergunta o motivo da sua vida estar torta, talvez, seja por causa dessa mesma atitude. Você pode estar evitando dificuldades, sacrifícios, esforços, confrontos. Deus deu a dica inúmeras vezes, na Palavra, que o caminho correto é difícil.

“Pois o Senhor expulsou de diante de vós grandes e fortes nações; e, quanto a vós, ninguém vos tem podido resistir, até o dia de hoje. Um só homem dentre vós perseguirá a mil; pois é o Senhor vosso Deus que peleja por vós, como já vos tem falado” (Josué 23:9,10).

Ou seja, quando Deus trouxe o povo de Israel para a Terra Prometida, Ele propositalmente guiou o povo pelo caminho mais difícil e mais longo. Não era castigo, Deus os estava preparando para a Terra Prometida. Às vezes, quando a pessoa toma posse de maneira fácil, ela perde. Mas quando a pessoa luta, a tendência é ela valorizar.

As pessoas, por exemplo, dispensam se casar. Mas elas estão facilitando para alguém entrar na casa delas. E o que entra fácil, vai embora fácil. Porém, por exemplo, se o rapaz teve que se apresentar para a família, mostrar respeito para a moça, ele publicamente assumiu um compromisso de se casar, quando vier um problema no casamento, ele vai se esforçar para resolver. E foi o que Deus fez com o povo de Israel.

A terra de Israel foi promessa de Deus e conquistada com muita luta. Então, quanto mais você luta por algo, mais você dá valor. É por isso que você não pode fazer como as águas. Você deve resistir ao mal. O bem te leva a Deus.

Josué, quando entrou na Terra Prometida, logo deu de cara com a Muralha de Jericó. Josué orou e Deus deu para ele a estratégia. Eles não se desviaram de Jericó.

Será que você, em vez de enfrentar o problema, tem fugido dele? Tudo o que você coloca a mão para fazer, você não termina? Você desiste diante dos problemas no relacionamento? Quando você perde dinheiro nos negócios, você desiste? Quando você comete um pecado, você abandona a fé? Será que a sua vida está torta por você escolher o caminho da menor resistência.

Assista ao vídeo acima e medite sobre isto.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso